[weglot_switcher]

Volvo V90 D4 FWD R-Design: purismo sueco com potência

Linhas apelativas, responsivo na motorização, segurança comprovada e espaço, muito espaço e conforto.
28 Abril 2017, 17h49

Falamos da nova Volvo V90 R-Design, uma carrinha que apela ao sentido profundo das coisas.

As novas linhas exteriores da Volvo refletem a ideia do que será o desenho dos próximos anos, com fraturas nítidas e “destemidas” relativamente aos desenhos anteriores. A evolução na iluminação LED é exemplificativa e só quem experimenta uma viagem noturna consegue ver a diferença. A frente, com um novo spoiler que integra os faróis de nevoeiro, a par de um novo conjunto de frisos, potencia uma imagem robusta desta nova V90. O R-Design experimentado tem um ar bem mais musculado, com as jantes de cinco raios e com um design assumidamente desportivo. No interior, o mesmo aspeto diferenciador e avantgarde é dado pelos pedais em metal, pelos bancos envolventes – muito semelhantes aos automóveis desportivos – e por um conjunto de iluminação que faz toda a diferença.

Depois, a condução e o conforto associado à tradição da Volvo continua a marcar pontos. O motor D4 com uma potência de 190 cavalos e uma cilindrada de quase 2.000 centímetros cúbicos, que permite reações em ultrapassagem, ou em estradas sinuosas muito próximas das sentidas em desportivos. A transmissão automática de oito velocidades é impercetível e reage bem em todas as situações. A passagem de caixa para a inversão da marcha mantém o modelo conhecido da Volvo, refletindo a opção da marca em ter um sistema algo rígido. Sente-se que lhe faltam alguns centímetros na altura ao pavimento, o que obriga a uma atenção redobrada nos estacionamentos.

Aparte este pormenor, a condução é soberba e os bancos do R-Design são substancialmente envolventes. A segurança tradicional da Volvo pode ver-se no banco para as crianças ou nos manípulos das portas, que são suficientemente largos para uma luva de bombeiro. Os alertas passivos e ativos de segurança estão sempre presentes e alguns deles foram a base de inspiração para outras marcas. O que diferencia a carrinha experimentada, de quase 5 metros e uma distância entre eixos de quase três metros, dos restantes veículos do seu segmento é exatamente o espaço, a versatilidade e a ergonomia. A Volvo criou um veículo familiar, mas de perfil desportivo e moderno. Comum em todos os novos modelos do segmento premium está um grande display tátil na consola central e que permite aceder a toda a informação do veículo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.