Nova Iorque abre a sessão em terreno misto, com os investidores cautelosos sobre os dados económicos, nomeadamente do emprego, que vão ser conhecidos esta semana.
O índice Dow Jones lideras as perdas, com uma descida de 0,47% para 49.877,89 pontos, o S&P500 recua 0,07% para 6.926,48 pontos. Já o Nasdaq aumenta 0,12% para 23.056,51 pontos.
A Merck&Co perde 2,61%, a Amazon desce 2,36%, a Amgen derrapa 2,13%, a 3M desliza 2,04% e a Nike recua 1,58%. Em contraciclo, a Nvidia dispara 3,53%, a Microsoft sobe 1,40%, a Goldman Sachs ganha 0,46%, a Cisco aumenta 0,50% e a JPMorgan soma 0,45%.
O analista de mercados do Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro, afirma que “Wall Street arranca em leve baixa, após uma semana de fortes oscilações ligadas ao mercado de inteligência artificial. O dólar deprecia depois dos reguladores chineses terem dado uma orientação para os bancos reduzirem exposição à dívida dos EUA”.
“No seio empresarial, de destacar uma nota de confiança por parte de uma casa de investimento para o ecossistema da OpenAI, que, entre outras, puxa pela Oracle. Em sentido inverso, a Hims&Hers recua, após ter retirado do mercado uma versão simplificada do novo comprimido para emagrecer Wegovy, após ameaças do Governo dos EUA de reprimir as imitações. A Kyndryl, a Pagaya e a Monday.com são derrubadas por fracas contas”, refere.
No mercado do petróleo o texano WTI sobe 1,01%, fixando o preço do barril nos 64,19 dólares e o Brent ganha 0,94% para 68,72 dólares. O gás natural tomba 6,98% para 3,183 dólares.
No mercado cambial o euro valoriza 0,80% face ao dólar, fixando-se nos 1,1913 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com