Após uma semana em que o S&P500 terminou no vermelho, ainda que com uma queda marginal, o que já não ocorria desde meados de Março, o sentimento à entrada para esta semana afigura-se um pouco mais otimista.
Os investidores estão de olhos postos nos diversos eventos que vão condicionar o panorama dos índices norte-americanos nos próximos dias, isto numa altura em que procuram catalisadores para puxar pelo mercado que continua com uma tendência primária bullish, como se pode facilmente constatar pelo simples facto de se registarem novos máximos históricos precisamente no S&P500, enquanto o Dow Jones e o Nasdaq não estão, como é habitual, na liderança do movimento.
A dinâmica do sentimento continua a mesma das últimas semanas ou mesmo meses, a oscilação dos juros das obrigações soberanas dos EUA, com destaque para as de maturidade de 10 anos, é o que mexe a bússola do sentido e esse dado está ligado a diversos temas, como por exemplo o PIB dos EUA relativo ao primeiro trimestre que vai ser conhecido na próxima quinta-feira. Estima-se que aponte no sentido de um crescimento da maior economia do mundo na ordem dos 6,9%, o que será um acelerar do crescimento depois dos 4,3% do último trimestre de 2020.
A questão é simples de enunciar, mas complicada de resolver: uma melhoria significativa da economia pode levar os juros a subir, o que acabaria por ser prejudicial para Wall Street no curto-prazo, nomeadamente para o sector tecnológico.
Mas ainda antes desse dado económico, quarta-feira será um dia preenchido, com o final da reunião da Reserva Federal, que contará com a primeira presença de Joe Biden, enquanto presidente, numa sessão conjunta do Congresso dos EUA, sendo que ambos os eventos têm potencial para ser um catalisador significativo.
No mercado cambial, destaque para o US dólar, que tem vindo a perder valor, num sinal de que os investidores estão agora um pouco mais confiantes de que os juros não irão subir mais cedo que o previsto.
O gráfico de hoje é do EUR/USD, o time-frame é semanal.
O principal par de moedas está num canal ascendente que indicia um sentimento bullish no curto-prazo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com