[weglot_switcher]

Wall Street encerra no verde após declarações do presidente da Fed

Em Wall Street, os principais índices bolsistas encerraram o dia no verde, invertendo a têndencia de abertura. Os mercados reagiram positivamente ao testemunho de Jerome Powell.
24 Fevereiro 2021, 21h22

Depois de ter aberto o dia em terreno negativo, os principais índices em Nova Iorque conseguiram recuperar na sequência das declarações do presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, que acalmaram as preocupações dos investidores em torno da inflação.

“O Dow Jones e o S&P 500 já conseguiram anular as perdas iniciais e estão a ser negociados em alta depois de o presidente da Fed, Powell, ter reafirmado que a economia continua a precisar de apoios. A compra de títulos (programa QE) continuará ao ritmo atual até que a FED veja os dados reais a aproximarem-se das metas de inflação e emprego. Powell disse que ainda há um longo caminho pela frente até que se consiga alcançar o pleno emprego nos EUA”, comentou o analista da XTB, Henrique Tomé.

“Os comentários de hoje de Powell não acrescentaram nada de novo sobre a intervenção da Fed, mas acabou por impulsionar novamente em alta o mercado de ações. Hoje, a atenção dos investidores está voltada para os contínuos aumentos das yields dos títulos dos EUA. As yields continuam a subir, mesmo que a Fed reitere que a política atual permanecerá por algum tempo”, acrescentou o analista.

Em relação às empresas, destacam-se a Boeing que saltou 8,22% e a Chevron que subiu 3,69%. A Goldman Sachs, American Express e Caterpillar subiram mais de 2% cada.

Assim, o índice industrial Dow Jones subiu 1,35% para 31.961,86 pontos. O S&P 500 ganhou 1,12% para os 3.924,80 pontos. O tecnológico Nasdaq também encerrou o dia em terreno positivo, a subir 0,99% para 13.597,97 pontos.

O preço do barril de petróleo está a subir nos dois lados do Atlântico. Em Nova Iorque, o WTI sobe 2,64% para os 63,31 dólares por barril, enquanto o Brent está a valorizar 2,75% para os 66,25 dólares em Londres.

No mercado cambial, o euro apreciou 0,12% face ao dólar norte-americano, para 1,2163 dólares. A libra esterlina também apreciou 0,18% face à moeda dos Estados Unidos, para 1,4135 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.