Os principais índices em Nova Iorque encerraram o dia em terreno negativo, em reação à queda generalizada no mercado das criptomoedas. A Bitcoin chegou a negociar perto da marca dos 30 mil dólares (24,6 mil euros), recuperando posteriormente para os 38 mil dólares (31,2 mil euros) no final da sessão, dando continuidade às quedas que já se tinham iniciado na semana passada.
“As preocupações com o aumento da inflação e o número de novas infeções por coronavírus em alguns países asiáticos também têm contribuído para o sentimento negativo que é vivido no mercado atualmente”, comenta o analista da XTB, Henrique Tomé.
Há alguns meses atrás, os traders estavam preocupados que a economia fosse ficar “tão forte” que a Reserva Federal seria forçada a diminuir ainda mais as taxas este ano e voltar a aumentá-las no início de 2022, mais cedo do que o previsto. Essa preocupação foi alimentada hoje por uma declaração na ata da última reunião da Fed, ao afirmar que “vários participantes sugeriram que se a economia continuasse a progredir rapidamente em direção às metas do Comité, poderia ser apropriado em algum ponto nas próximas reuniões começar a discutir um plano para ajustar o ritmo de compras de ativos”.
Embora os títulos tenham subido modestamente com essa declaração, o mercado de ações permaneceu praticamente inalterado – um sinal de que o mercado sente-se confortável com os planos para o futuro da Fed.
O S&P 500 perde 0,27% para os 4.116,80 pontos. O tecnológico Nasdaq encerra a cair 0,03% para 13.299,74 pontos. O índice industrial Dow Jones também fecha o dia em terreno negativo, a desvalorizar 0,48% para 33.896,04 pontos.
Nas empresas, destaque para a Tesla, uma das maiores empresas detentoras de bitcoins, que caiu 2,48%. A Microstrategy, outra empresa que comprou uma grande quantidade de bitcoins para o seu tesouro corporativo, perdeu 6,62%. Também a Coinbase – plataforma para a compra e venda de criptomoedas, encerrou o dia a desvalorizar 6,03%.
O preço do barril de petróleo está a cair nos dois lados do Atlântico. Em Nova Iorque, o WTI diminui 3,25% para os 63.38 dólares por barril, enquanto o Brent está a desvalorizar 2,97% para os 66.67 dólares em Londres.
No mercado cambial, o euro deprecia 0,35% face ao dólar norte-americano para os 1,2177 dólares. A libra esterlina também deprecia 0,47% face à moeda dos Estados Unidos, para 1,4120 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com