O Dow Jones valorizou 1,20% para 32.244,6 pontos, o S&P 500 ganhou 0,89% para 3.951,6 pontos e o Nasdaq valorizou 0,39% para 11.675,5 pontos no fim da primeira sessão da semana.
Os índices de ações dos EUA terminaram em alta nesta segunda-feira, após um acordo na Suíça para resgatar o Credit Suisse e perante os esforços de bancos centrais para reforçar a confiança no sistema financeiro.
A acalmia na banca trouxe alívio aos investidores, enquanto no mercado também pesava a probabilidade de uma pausa na subida das taxas de juros pela Federal Reserve esta semana.
O banco UBS no final do domingo concordou em comprar o rival Credit Suisse pelo equivalente a 3 mil milhões de francos suíços, numa fusão engendrada pelas autoridades suíças para evitar a falência do gigante bancário.
A bolsa de Nova Iorque, ainda assim, assistiu a uma derrocada das ações do First Republic Bank. As ações do banco caíram 47% na NYSE depois de a agência de rating S&P Global ter cortado a notação de crédito ao banco pela segunda vez numa semana, alertando que o acordo de resgaste de 30 mil milhões de dólares não resolve os desafios do banco.
O S&P desceu o rating de dívida de longo prazo do First Republic de BB+ para B+, estando já em nível “lixo”. Recorde-se que um grupo de bancos – incluindo o JPMorgan, o Citigroup, o Bank of America, o Wells Fargo, o Morgan Stanley ou o PNC Financial Services Group – envolveu-se no plano, em conjunto com o governo dos Estados Unidos, para injetar 30 mil milhões com vista a tentar estabilizar o banco.
O petróleo crude West Texas no NYMEX subiu 1,30% para 67,61 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com