O Jubileu do Diamante de Sua Alteza Aga Khan IV, o líder espiritual de mais de 15 milhões de muçulmanos ismailis espalhados pelo mundo, marca os 60 anos de mandato do príncipe.

Em 2015 foi anunciada a vinda da sede mundial da Comunidade Ismaili  para Lisboa, num protocolo entre o Imamat Ismaili e o Estado português. A designação da sede do Imamat em Portugal, no Palacete Henrique Mendonça, que aconteceu na semana passada, será um dos fatores que contribuirá para que a Comunidade Ismaili internacional esteja de olhos postos em Portugal.

Lisboa foi a cidade escolhida para as cerimónias de encerramento das celebrações do Jubileu e nesta ocasião, Portugal In e EY piscaram o olho à Comunidade Ismaili promovendo o país como destino de investimento.

O Fórum de Investimento, dedicado aos setores Imobiliário e Turismo, contou, dia 9 de Julho, com a presença de mais de 500 participantes Ismailis, oriundos de mais de 24 jurisdições, das quais se destacam Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Suiça.

A sessão contou ainda com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, de representantes do Turismo de Portugal, Portugal In e EY.

A Atractividade de Portugal, vantagens competitivas nos setores em análise, incentivos fiscais, Brexit, doing business, REVIVE e o ecossistema de startups inovadoras e de multinacionais que florescem no país foram os principais temas abordados na sessão.

Especial destaque dado ao turismo: Portugal tem arrebatado prémios como melhor destino de cidade e melhor destino europeu, apresentando taxas de crescimento superiores a 19%.

A percepção é unânime, Portugal é hoje visto como sendo um país de oportunidades, segundo um dos oradores, a Califórnia da Europa, um país pacífico, tolerante, de braços abertos, que constrói pontes em vez de criar muros.