PremiumWhitestar ganha gestão de 400 milhões de malparado ao Montepio

A Whitestar vai gerir dois portfólios de crédito malparado postos à venda pelo Banco Montepio. Um com a Axa Investment e outro com a 400 Capital.

A Whitestar, enquanto servicer, vai gerir os dois portfólios de crédito malparado (Non Performing Loans, ou NPL) que foram postos à venda pelo Banco Montepio e que no total somam 400 milhões de euros. Isto porque participa nos dois consórcios que ganharam os dois concursos para a venda dos ativos não performantes lançados pelo banco liderado por Carlos Tavares e Dulce Mota.

A AXA Investment Managers foi a vencedora do concurso lançado pelo Montepio para a venda do portfólio de cerca de 1.000 imóveis, conhecido com o nome de “Brick”, e que tem um valor contabilístico de 100 milhões de euros. A Whitestar está com a AXA Investment Managers nesta operação na qualidade de Asset Management Service Provider.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Abanca sem interesse no Eurobic. Banco espanhol diz que quer crescer através de aquisições em Portugal

Quando questionado sobre se manteria o interesse em retomar as negociações para a compra do EuroBic, o banqueiro espanhol afastou liminarmente esta possibilidade.

Abanca reduz lucros em 47% para 133 milhões de euros

Juan Carlos Escotet referiu que o Abanca desistiu definitivamente do EuroBic, “mas que continua muito atento e interessado em crescer em Portugal e atento a oportunidades”, pois Portugal é um mercado importante para o banco espanhol. Abanca constituiu imparidades no valor de 163 milhões de euros devido à pandemia da Covid-19.

Fitch: Montepio com pior rácio de capital e BCP com maior dimensão de ativos problemáticos

A Fitch fez um estudo comparativo de seis bancos – CGD, BCP, Novo Banco, Santander Totta, BPI e Banco Montepio. Comparou o rácio de capital de cada com os requisitos regulamentares e comparou o peso dos ativos problemáticos líquidos no capital de melhor qualidade. O Montepio e o Novo Banco saem pior na fotografia. O BCP tem um maior volume de ativos problemáticos mas estes pesam menos no capital.
Comentários