A Wiimer, consultora portuguesa de inteligência artificial (IA) e analítica avançada de dados, lançou um framework especializado de literacia em IA, cujo objetivo é apoiar as organizações na capacitação técnica e estratégica das suas equipas.
Este framework é lançado numa altura em que entra em vigor o regulamento europeu de IA, que faz com que as empresas que desenvolvam ou utilizem sistemas de IA passem a ter obrigação de garantir níveis adequados de literacia em IA entre todos os intervenientes no ciclo de vida desses sistemas.
Assim a AI Literacy Framework vem com uma abordagem tailor-made que se distingue pela capacidade de se adaptar ao contexto, estrutura e maturidade tecnológica de cada organização. “O processo inclui um mapeamento inicial de funções, tecnologias e necessidades específicas, seguido da conceção de programas formativos ajustados a diferentes perfis”, refere a empresa em comunicado.
Em comunicado lê-se que “cada programa de formação é concebido especialmente para a organização visada por uma equipa com experiência combinada em contexto académico e empresarial, assegurando a articulação entre rigor técnico, aplicabilidade prática e enquadramento regulatório”.
Miguel Moreira da Silva, managing partner da Wiimer, afirma que “a maior parte das organizações está focada na tecnologia, mas esquece que sem capacitação interna, não há IA segura, nem estratégica”. “No fundo o que o regulamento veio fazer foi obrigar a tratar o conhecimento como parte crítica da adoção”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com