Um espetáculo que começou por ser um pequeno concerto no auditório da Nova SBE, passou pelo Rivoli, Casa da Música e Teatro São Luíz, ganhou novas dimensões e já encheu dez vezes o Meo Arena com o bom humor, a energia e as músicas das Manhãs da Comercial.
Pela décima vez, o espetáculo denominado nesta edição de ‘Xmas in the Light’, da rádio Comercial, esgotou a Altice Arena. Vasco Palmeirim, Vera Fernandes, Pedro Ribeiro e Nuno Markl foram os protagonistas da noite de sábado passado, que contou com um palco 360º e com 15 mil pulseiras iluminadas pela Repsol.
Pela primeira vez, o espetáculo de natal das Manhãs da Comercial contou com a Repsol como patrocinador oficial. Armando Oliveira, administrador-delegado da Repsol Portugal, afirma que “como empresa do setor da energia, já somos parceiros deste super palco que temos aqui em Lisboa, quando se falou do ‘Xmas in the Night’ surgiu a ideia de se passar a ‘Xmas in the Light’. Durante o espetáculo vimos uma história da luz, ligando ao caminho que estamos a fazer com a nossa entrada há dois anos no mercado da eletricidade”.
Desde 2013 que as Manhãs da Comercial se aventuram neste espetáculo, tendo este ano enchido duas vezes o Meo Arena, algo que não deixa de surpreender os quatro locutores de rádio. “É sempre uma incógnita para nós em relação à venda dos bilhetes e por isso ficamos sempre completamente extasiados quando vamos ver o backoffice e vemos que numa hora vendemos cerca de três mil bilhetes”, revela Vasco Palmeirim.
Ao final de dez espetáculos desta dimensão, os quatro locutores afirmam que a prática “ensina-nos a relativizar” e que, acima de tudo, sabem que as pessoas não os vêm ver pelos seus dotes musicais. “É importante pormo-nos no nosso sítio, sabemos que ninguém vem cá para nos ver a cantar bem, as pessoas vêm para festejar e para rir”, salienta Vasco Palmeirim.
“Aliás há quem nos critique quando acha que isto é demasiado bom”, brinca Vasco Palmeirim.
Em dez espetáculo há sempre a necessidade de inovar e melhorar alguns aspetos, uma vez que há pessoas que já é a quinta ou sexta vez que vêm assistir. Desta vez as novidades passaram por um palco central em 360º, uma novidade que criou alguma apreensão aos locutores, mas que no final resultou de forma bastante orgânica.
Para além do palco inovador, houve ainda pulseiras luminosas que necessitaram de 20 dias e de um programador britânico para corresponderem às expectativas do Head of Events, Nuno Luz.
Esta foi a maior produção em dez espetáculos, tendo sido necessário 14 mil luzes, 130 profissionais, seis camiões TIR e 290 equipamentos de iluminação. Segundo revelou Nuno Luz, a preparação deste evento começou em maio.
De todos os espetáculos que já foram feitos, este foi o que teve o maior investimento, segundo afirmou Salvador Ribeiro, CEO da Baeur Media Audio em Portugal.
Depois de terem sido comprados pelo grupo alemão Baeur Media há dois anos e meio, ainda é necessário explicar esse fenómeno das Manhãs da Comercial ao presidente do grupo e aos restantes CEO.
“No ano passado quisemos trazer cá o presidente do grupo, Vivian Mohr, para ver isto de perto. No entanto, este é um evento que ainda suscita muita curiosidade, sendo que este ano tivemos cá alguns CEO para verem com os seus olhos”, revelou Salvador Ribeiro.
Esta é a única rádio em Portugal a gerar este tipo de frenesim, no entanto é também uma grande responsabilidade para “estarmos sempre a fazer melhor, a fazer diferente, a surpreender o nosso auditório e a atender aos nossos ouvintes”, sublinha o CEO do grupo em Portugal.
O espetáculo muito aclamado pelos ouvintes das Manhãs da Comercial, contou com a estreia do humorista Manuel Cardoso neste formato, tendo a oportunidade de realizar a sua rubrica “Bem-vindo a mais um episódio de” ao vivo, assim como icónica rubrica de Nuno Markl, “Homem que Mordeu o Cão” e o jogo “Dejajero”, que premiou uma família com um Honda HR-V.
No entanto, não parece que o ‘Xmas in the Light’ termine por aqui, tendo Pedro Ribeiro levantado a cortina e revelado que “existe sempre a tradição de fazer Lisboa e Porto, portanto vai haverá com certeza ocasião de voltar ao Porto, em princípio Super Bock Arena”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com