XXII Governo Constitucional: conheça os 70 elementos que o compõem

António Costa já tem o XXII Governo Constitucional pronto para iniciar funções. Entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, o executivo minoritário do Partido Socialista terá 70 elementos: 26 mulheres e 44 homens. Relativamente ao anterior Governo, o elenco ministerial ganha mais dois elementos e a equipa de secretários de Estado é reforçada com mais sete secretários. A lista do novo governo fica ligeiramente aquém da meta de 40% de representação de cada género que esteve subjacente às listas eleitorais. Entre os 70 elementos do novo governo, 26 são mulheres, colocando a fasquia da representação feminina nos 37,14%.

Recomendadas

Portugal no topo da Europa em horas de trabalho

Segundo dados do Eurostat, Portugal está no topo dos países da União Europeia onde se registam mais horas de trabalho semanais, numa lista liderada por países de leste e pela Grécia. No ano passado, a semana habitual de trabalho em Portugal foi de 39,5 horas, três horas acima da média europeia.

5G: proposta da Anacom para a implementação em Portugal

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai ouvir o mercado sobre a atribuição das faixas de espectro para a quinta geração da rede móvel (5G), tendo decidido pela realização de um leilão para atribuição das frequências do 5G entre abril e junho de 2020. A tecnologia 5G permite velocidades de tráfego de dados muito superiores às tecnologias atualmente existentes e promete revolucionar áreas como os videojogos e os conteúdos audiovisuais. Mas a implementação da nova tecnologia em Portugal tem estado envolto em polémica, com as operadoras de telecomunicações a criticarem o regulador sobre a forma como está a gerir o processo.

Portugal reforça exportação de automóveis

As vendas de automóveis ao estrangeiro estão a registar um desempenho positivo em Portugal, apesar da desaceleração que países como a Alemanha estão a viver. Segundo dados do INE até agosto deste ano, as exportações de veículos por Portugal aumentaram 13,2% face ao mesmo período do ano passado, atingindo 5,8 mil milhões de euros. A maior parte destas vendas foi para o mercado alemão, que tem mostrado grande adesão ao modelo T-ROC produzido na Autoeuropa.
Comentários