Em Foco
Mais notícias

Marcelo quer que Estado de Emergência vigore até 7 de janeiro

O Presidente dá assim espaço ao Governo para criar desde já as regras que vão vigorar no natal e ano novo. Documento seguiu hoje para o Parlamento para ser votado amanhã. Governo anuncia medidas no sábado.

IRS: Novas retenções dão um euro por mês em salários de 750 euros. Já salários de 5.000 euros têm ganho mensal de 35 euros. Veja as simulações

As tabelas de retenção da fonte, que detalham a aplicação do alívio fiscal que consta no Orçamento do Estado, foram hoje publicadas em dezembro, chegando a tempo do processamento dos salários de janeiro. Veja aqui as simulações da EY sobre o impacto efetivo da redução das taxas nos rendimentos das famílias, nos diversos escalões de rendimentos.

Salários até aos 686 euros ficam isentos de IRS em 2021

Retenção de IRS começa para quem ganha mais de 686 euros. Alívio no imposto do próximo ano que reflete a redução as taxas de retenção na fonte do IRS no início de 2021. Medida abrange dois milhões de contribuintes e contempla uma redução média (e progressiva) de 2% nas retenções. Trabalhadores dependentes já podem calcular quanto irão descontar todos os meses.

Taxas de retenção: Alívio no IRS dá 3,8 euros por mês num salário médio

Tabelas de retenção do IRS já foram publicadas. Trabalhadores dependentes já podem calcular quanto irão descontar todos os meses. Para um salário mensal médio de 1.266 euros, solteiros têm um ganho mensal inferior a quatro euros o que perfaz um aumento do rendimento disponível anual de 53,2 euros. Para casais com mesmo salário e dois filhos ganho anual é de 56 euros.
Em destaque

“Mercados em Ação”. “Novembro foi um mês espetacular para as bolsas”

Nesta edição do programa da JE TV, Shrikesh Laxmidas (diretor-adjunto do JE), Marco Silva (consultor de estratégia e investimento) e Pedro Lino, administrador da Optimize Investment Partners, analisam as perspetivas para as bolsas mundiais este mês depois de um novembro positivo

“Os mais rápidos do mercado”. Porque é que a Apple passou a fabricar os seus próprios processadores?

A Apple decidiu avançar com a sua própria linha de produção de processadores que afirmam ser “os mais rápidos do mercado”, uma frase surpreendente tendo em conta a história e a experiência de algumas das maiores fabricantes de chips do mundo.

Jóias e relógios, Natal, fiscalidade e muito mais: conheça os Especiais do JE em dezembro

Os cadernos Especiais e os Suplementos do Jornal Económico são produtos multiplataforma – em papel, online e vídeo – que combinam jornalismo de qualidade com potencial comercial e chegam a uma audiência superior a um milhão de leitores e telespectadores, que compram a edição em papel ou visitam o nosso site todos os meses.

Tem dúvidas sobre o lay-off? O JE responde às suas questões

Está em lay-off e quer ver algumas das suas dúvidas esclarecidas? Envie a sua questão para o e-mail economize@jornaleconomico.pt e coloque a sua dúvida. Veja-a respondida neste artigo.

Presidência UE: Portugal inicia presidência “num momento muito difícil”, afirma Věra Jourová

“Portugal inicia a presidência [em 01 de janeiro] num momento muito difícil e em condições muito difíceis”, considerou a vice-presidente da Comissão bem entrevista à margem da Web Summit, que adiantou que já teve “um debate muito bom” com uma representante do Governo.

HBO Max chega à Europa na segunda metade de 2021

“Ainda não falámos publicamente sobre a Europa, mas digo-o aqui. Na segunda metade [de 2021] vão ver-nos a fazer atualizações a alguns serviços já disponíveis pela HBO para a HBO Max”, disse o CEO da HBO Max, Andy Forssell na Web Summit.

Web Summit. Comissão Europeia quer apoiar acesso a fundos a empreendedores

O conhecido programa Erasmus tem uma vertente orientada para jovens empreendedores que a Comissão quer ver mais aproveitada, de forma a potenciar parcerias entre estados-membros e, ao mesmo tempo, promover trocas de conhecimentos entre empreendedores já estabelecidos e jovens à busca da sua oportunidade.

Presidente da Microsoft: “Tenho esperança de que 2021 seja o ano da lei de privacidade nos Estados Unidos”

Brad Smith referiu esta quinta-feira que as “as boas notícias são que os governos estão a agir mais rápido”, apesar de esse avanço estar a acontecer a diferentes velocidades no mundo.

Facebook vai remover ideias falsas e conspirações sobre vacinas contra a Covid-19

“Nós podemos trabalhar com as autoridades públicas de saúde e remover conteúdo que iria impedir as pessoas de tomar a vacina, porque elas estão a absorver desinformação”, alertou esta quinta-feira Nick Clegg, vice-presidente de Assuntos Globais e Comunicações da rede social.

Web Summit: Futuro do Zoom pós-pandemia estará diretamente ligado ao teletrabalho

Durante o painel ‘Zooming ahead: The shaping of a new world’ durante o segundo e ultimo dia da Web Summit, Yuan explicou como foi trabalhar e assistir ao crescimento meteórico da sua plataforma e, consequentemente, empresa, afirmando que “sempre sonhei em ter a minha empresa em bolsa, ir a Nova Iorque e tocar o sino”.

Sem bateria outra vez? Saiba como poupar e recuperar a bateria do seu smartphone

A lenta degradação da bateria é um problema que afeta todos os utilizadores, independentemente da marca e modelo. Ao fim do dia, saiba o que pode fazer para melhorar e recuperar a saúde da bateria do seu smartphone.

Assista aqui à JE editors Talks: Fundos Europeus

Saiba como serão atribuídos os fundos europeus previstos para 2021 e como podem as empresas portuguesas ter acesso aos mesmos, nesta conversa em direto, esta quinta-feira, às 17h00.

O século asiático

A Ásia está bem posicionada para as próximas décadas. Referência na inovação, no consumo e no valor associado ao crescimento das suas economias, abre um vasto leque de oportunidades que os investidores não podem ignorar.

As subscrições aceleram os negócios

Os métodos de pagamento estão a ganhar um papel cada vez mais relevante em todos os negócios (online e offline) porque proporcionam novos modelos de negócio que permitem acelerar as vendas, ganhar eficiências operacionais e criar fidelização dos clientes. É o exemplo das subscrições.

Assista aqui à JE editors Talks: Brokers e o Seguro de Vida nos últimos 35 Anos

Descubra como evoluiu o mercado dos seguros de vida em Portugal desde a chegada da primeira companhia de seguros estrangeira até aos nossos dias.

Assista aqui à JE editors Talks: O futuro do emprego

Estamos a viver tempos atípicos e desafiantes. O futuro do emprego é um tema sensível e é necessário ter uma visão mais nítida sobre o que podemos esperar do mercado profissional nos próximos tempos.
Leia mais

Mota-Engil decide aumento de capital a 7 de janeiro

A Mota-Engil já marcou a assembleia-geral extraordinária para pedir autorização para realizar um aumento de capital. A decisão tem a ver com a entrada dos chineses da CCCC no grupo da família Mota.

Doentes com mais de 50 anos, residentes em lares e profissionais de saúde prioritários para a vacina da Covid-19

Francisco Ramos, coordenador da task force criada para o plano de vacinação, explicou esta quinta-feira quais os critérios para definir os grupos prioritários para a administração da vacina contra a Covid-19 numa primeira fase.

Altice lamenta “postura irresponsável das entidades reguladoras” após coima de 84 milhões da AdC

“Importa referir que o atual contexto que vivemos, hoje, mais do que nunca, exponenciado ainda pela postura irresponsável das entidades reguladoras, deixa evidente como é encarado o esforço e investimento privados no país, pelo que não nos resta outra opção que não a de retirar as devidas ilações”, disse fonte oficial da Altice ao JE.

Costa: 22 milhões de vacinas para a Covid-19 “não chegam no primeiro dia”

O primeiro-ministro avisou hoje que as vacinas vão ser distribuídas gradualmente ao longo de 2021. “Existe luz ao fundo do túnel, mas o túnel é bastante penoso”, disse hoje António Costa.

“A Europa não pode ficar atrás da China e dos EUA na Inteligência Artificial”, diz Ricardo Mourinho Félix

O vice-presidente do Banco Europeu de Investimento disse na Web Summit que a instituição vai lançar um fundo de 150 milhões de euros para ajudar a Europa cortar o atraso face às outras regiões no desenvolvimento da Inteligência Artificial e tecnologias relacionadas.

Hospital Fernando Fonseca investe 1,2 milhões em equipamentos

A aquisição de equipamentos médicos de tecnologia avançada insere-se numa estratégia do HFF de melhorar os cuidados de saúde prestados à população, principalmente de Amadora e Sintra.

Concorrência aplica coima de 84 milhões de euros à Meo por combinar preços com a Nowo

“Este cartel celebrado entre a Meo e a Nowo implicou aumentos de preços e redução da qualidade dos serviços prestados, assim como restrições na disponibilização geográfica dos mesmos serviços, que penalizaram os consumidores em todo o território nacional”, lê-se na nota da Autoridade da Concorrência.

Covid-19: Unicef lança maior pedido de fundos da sua história

A Unicef fez o maior pedido de fundos da sua história, ao solicitar 6.400 milhões de dólares (5.292 milhões de euros) para, em 2021, poder chegar a 190 milhões de crianças.

Euroconsumers acusa Apple de manipular iPhones para se tornarem obsoletos 

Em causa estão os modelos 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus. Grupo defende que a Apple tomou esta decisão de forma “propositada de desenvolver, fabricar, distribuir e vender este produto para consumo de forma que se tornasse obsoleto ou não funcional para forçar o consumidor a comprar a nova geração de iPhones”.

Centenas de trabalhadores da TAP manifestam-se em frente ao Parlamento

Centenas de trabalhadores da TAP estão concentrados hoje em frente à Assembleia da República, em Lisboa, a pedir diálogo e transparência, no âmbito do processo de reestruturação do grupo.

Devo utilizar crédito para fazer compras de natal?

É fácil comprar usando o cartão de crédito ou contratando um crédito. No caso do empréstimo pessoal, este crédito é chamado de fácil aprovação, mas não é barato. As letras miudinhas, pouco claras, desincentivam a leitura dos contratos e dificultam (muito!) a explicação dos encargos elevados que terá de pagar. As palavras “custos” e “juros” estão sempre presentes, pelo que o consumidor deve pensar duas vezes antes de usar o cartão ou o crédito pessoal para fazer as compras de Natal.

Siga estas dicas para poupar em época de natal

Conseguir comprar o presente que tanto ambiciona por um preço mais baixo pode ser uma realidade. Atualmente os saldos podem realizar-se em qualquer época, desde que, no total, não durem mais do que quatro meses por ano, portanto é possível poupar dinheiro com as reduções de preço.

Faça a sua lista de compras … mesmo na época de natal

Aceite o nosso desafio e junte a família para construírem a vossa lista de compras. Sempre com o intuito de economizar, tempo e dinheiro, descobrirá a utilidade de ter esta “cábula” consigo: Atempadamente faça a lista do que necessita para comprar (o indispensável) e não se esqueça de levar os sacos (incluindo os isotérmicos); Aproveite para consultar os folhetos promocionais. Pode ser uma oportunidade para poupar dinheiro com as reduções de preço.

Web Summit. Comissão Europeia quer apoiar acesso a fundos a empreendedores

O conhecido programa Erasmus tem uma vertente orientada para jovens empreendedores que a Comissão quer ver mais aproveitada, de forma a potenciar parcerias entre estados-membros e, ao mesmo tempo, promover trocas de conhecimentos entre empreendedores já estabelecidos e jovens à busca da sua oportunidade.

Empresa 360imprimir fecha ronda de investimento de 32 milhões de euros

A ronda de financiamento (Série C) foi co-liderada pela Indico Capital Partners e BEI, tendo contado ainda com o apoio da Iberis Capital, LeadX, Omnes Capital e Pathena.

Zoox. Condução autónoma está à distância de mil milhões de dólares

“O objetivo da Amazon, bem como o nosso, é criar um negócio sustentável que alterar o modo como as pessoas pensam as cidades. A Amazon é uma das poucas empresas do planeta com os recursos e ambições para tornar algo assim possível”, apontou Jesse Levinson, CTO e co-fundador, na conversa com Iyaz Akhtar.

Volume de investimento no imobiliário subiu 39% até Setembro

O volume de investimento no sector imobiliário atingiu 2.278 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, um aumento de 39% em comparação com o mesmo período de 2019, segundo um estudo publicado pela consultora imobiliária Savills.

Madeira lança o projecto 'Digital Nomad Village' para atrair nómadas digitais

A Madeira através da Startup Madeira e Governo Regional lançou um projecto único no mundo para atrair nómadas digitais e trabalhadores remotos para trabalhar desde a ilha, a Digital Nomad Village.

Primeiro promotor indiano a apostar em Portugal vai investir 150 milhões

É um dos grandes promotores imobiliários de Mombai (Bombaim), na Índia, e viu em Portugal uma grande oportunidade de investimento. O Sugee Group já investiu 6.5 milhões de euros em dois projectos em desenvolvimento e prevê mais 150 milhões.

Câmara do Porto abre concurso para arrendamento de habitações a custos acessíveis

Está a decorrer o concurso para arrendamento a custos acessíveis das primeiras sete fracções que integram o programa “Porto com Sentido”, terminando o prazo de candidatura em 30 de dezembro.

Hilton duplica portefólio de hotéis em Portugal

O mega grupo da hotelaria Hilton anunciou a abertura de três novos hotéis em Potugal, num investimento combinado de 60 milhões de euros.

Há vida para além da habitação

A habitação, assumidamente um setor com vulnerabilidades transversais à sua capacidade de resposta, curiosamente encontra nesta crise uma oportunidade para, metaforicamente, respirar e posicionar-se para recuperar o seu espaço nas cidades. Opinião de Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

Vacinação arranca em Janeiro. 950 mil pessoas abrangidas na 1ª fase

Idosos sem doenças crónicas remetidos para a segunda fase. Prioridade a profissionais, lares e doentes crónicos. O conteúdo Vacinação arranca em Janeiro. 950 mil pessoas abrangidas na 1ª fase aparece primeiro em Saúde Online.

Apenas 28% dos médicos aposentados do SNS voltam a tempo inteiro

Regime criado há dez anos não é capaz de atrair profissionais a tempo inteiro. Atualmente, são 220 os médicos aposentados que regressaram ao ativo. O conteúdo Apenas 28% dos médicos aposentados do SNS voltam a tempo inteiro aparece primeiro em Saúde Online.

ONU reconhece oficialmente propriedades medicinais da canábis

A canábis e a sua resina foram retiradas da Lista IV da Convenção sobre Drogas de 1961. Utilidade médica desta planta passa a ser oficialmente reconhecida. O conteúdo ONU reconhece oficialmente propriedades medicinais da canábis aparece primeiro em Saúde Online.

Portugal vai comprar 22 milhões de doses de vacinas

Compra representa um custo de 200 milhões de euros, anunciou a ministra da Saúde no final de uma reunião de trabalho sobre o plano de vacinação de combate à covid-19. O conteúdo Portugal vai comprar 22 milhões de doses de vacinas aparece primeiro em Saúde Online.

Farmácias disponíveis para integrarem plano de vacinação

Bastonária defende que "seria incompreensível" se Portugal não utilizasse "uma das melhores redes de Farmácias da Europa" para executar o Plano de Vacinação. O conteúdo Farmácias disponíveis para integrarem plano de vacinação aparece primeiro em Saúde Online.

DGS tem três casos positivos na sede e 10 funcionários em isolamento

Direção Geral de Saúde diz que operacionalidade do organismo não está em causa "neste período crítico da pandemia". O conteúdo DGS tem três casos positivos na sede e 10 funcionários em isolamento aparece primeiro em Saúde Online.
Últimas

2020 é o ano de todos os riscos, e agora?

De entre o conjunto alargado de riscos externos que podem afetar uma organização, os eventos pandémicos eram, até março deste ano, considerados pouco prováveis e, consequentemente, pouco importantes.

Mau tempo: Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Lisboa e Leiria devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental.

Ganhos da Galp acima dos 2% dão gás ao PSI 20 no arranque da sessão

Oito empresas cotadas valorizam, cinco desvalorizam e quatro negoceiam sem variação no PSI 20.
Ver mais artigos