[weglot_switcher]

AEP em Nova Iorque para promover produtos portugueses

Esta foi uma ação para consolidar as exportações nacionais para o mercado norte-americano.
16 Setembro 2017, 19h03

A AEP-Associação Empresarial de Portugal foi a Nova Iorque, Estados Unidos, promover os produtos nacionais nos setores do  agroalimentar, casa e decoração, indústrias da defesa, materiais de construção e rochas ornamentais.

O evento, designado “Mercado 2017 – Leaders of Portuguese Renaissance, ocorreu em Nova Iorque nos passados dias 6 e 7 de setembro, no famoso bairro de Soho, situado na ‘midtown’ nova iorquina,

O objetivo desta presença da AEP foi evidenciar a inovação e qualidade da oferta nacional em setores relevantes e em crescimento para a economia, tais como o

Estiveram presentes cerca de 100 visitantes norte-americanos, desde compradores, distribuidores e ‘opinion makers’, e ainda representantes de algumas entidades oficiais portuguesas, designadamente a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Manuela Bairos; o diretor da AICEP para a América do Norte, Manuel Couto Miranda; e o diretor-geral da Caixa Geral de Depósitos em Nova Iorque, Rodolfo Lavrador.

Para levar a cabo esta iniciativa, a AEP contou ainda com a presença da AGAVI – Associação para a promoção da gastronomia e vinhos produtos regionais e biodiversidade; do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto que organizou uma prova de vinho do Porto no âmbito das comemorações dos 261 anos da Região Demarcada do Douro; e da Fundação de Serralves que promoveu a apresentação da arquitetura portuguesa sobre o tema: “Atlantic design – a view from the continent”.

Para Mónica Machado Moreira, diretora da AEP Internacionalização, esta iniciativa revelou-se de elevada importância para a consolidação das exportações portuguesas para o mercado dos Estados Unidos, uma vez que promoveu uma nova imagem de Portugal assente numa diferenciação da oferta sustentada em produtos de elevado valor acrescentado, com incorporação de ‘design’ e inovação, pelo que o balanço é bastante positivo.

“Como resultado imediato deste evento, a AEP celebrou protocolos de colaboração com algumas estruturas associativas setoriais norte-americanas tendo em vista potenciar o relacionamento entre os dois países e facilitar os mecanismos de acesso ao mercado por parte das PME portuguesas, dando assim continuidade à estratégia de internacionalização definida para este mercado”, sublinha um comunicado da AEP.

Esta iniciativa da AEP foi desenvolvida no âmbito do projeto Next Challenge USA, promovido pela AEP e apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – “Sistema de Apoio a Ações Coletivas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.