O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, destacou a importância dos apoios vindos da União Europeia (UE) no desenvolvimento de uma região como a Madeira durante a assinatura de protocolos, avaliados em 4,5 milhões de euros com a Associação da Casa do Povo da Madeira (ACAPORAMA) e a Associação de Desenvolvimento da Madeira (ADRAMA) no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira (PRODERAM).
“Grande parte das ajudas que recebemos em termos de desenvolvimento da Madeira resultam, não da intervenção nem dos apoios do estado, mas dos apoios da UE no princípio da coesão económica e territorial e também do governo da Região que também assume a sua comparticipação”, clarificou Albuquerque.
Na assinatura destes protocolos com a ACAPORAMA o governante referiu que a Madeira tem tido um bom desempenho a nível do PRODERAM tendo em conta a taxa de execução de 22% e de 66% de taxa de compromisso.
“O princípio da descentralização é positivo na concretização dos projectos”, sublinhou. Albuquerque realçou ainda a importância do sector primário na Madeira que fechou 2017 com uma rentabilidade de 114 milhões de euros.
Foi ainda destacada a importância de entidades como a ACAPORAMA e a ADRAMA “na canalização de investimento para as zonas rurais”. O governante assumiu ainda que o emprego continua a preocupar o executivo mas destacou por outro lado que a taxa de desemprego é a mais baixa em 88 meses.
Neste cenário Albuquerque realçou que existe condições de encarar estes protocolos assinados com a ACAPORAMA e a ADRAMA com optimismo ressalvando a importância deste protocolo “em termos de desenvolvimento dos concelhos fora do Funchal e na criação de postos de trabalhos e na fixação das famílias fora das zonas urbanas”.
Com a ACAPORAMA foram aprovados 17 candidaturas ao PRODERAM que representam um investimento de 2,5 milhões de euros sendo que os ordem chegam aos 964 mil euros sendo que 820 mil têm comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEDER).
Quanto à ADRAMA estão em causa seis candidaturas de 1,9 milhões de euros. O apoio chega aos 964 mil euros sendo 820 mil euros é por via do FEDER.
Estas verbas são para atividades não agrícolas em zonas rurais. O investimento total chega aos 4,4 milhões de euros sendo que os apoios estão calculados em 2,8 milhões de euros através do FEDER (2,3 milhões de euros) e do Orçamento Regional (422 mil euros).
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com