[weglot_switcher]

Altice lança Golabs.IoT para “fazer crescer a economia e atrair investimento”

O Golabs.IoT é um espaço laboratorial de ideias e execução de projetos, que representa “o investimento da Altice Portugal em Internet of Things”.
7 Fevereiro 2018, 16h13

A Altice Portugal lançou o Golabs.IoT, um “espaço de desenvolvimento de soluções de Internet of Things (IoT, Internet das Coisas), esta quarta-feira. Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, afirmou que a nova criação da multinacional, em parceria com a Huawei, tem o objetivo último de “fazer crescer a economia e atraír investimento”.

O Golabs.IoT, uma iniciativa que a Altice Portugal considera inédita no ecossistema tencológico nacional, pretende reunir no mesmo espaço e no mesmo âmbito fabricantes, indústria, academia e startups – muitas associadas ao programa ENTER e ao IoT Challenge da Altice Portugal – integrados numa agenda de acolhimento laboratorial de soluções, de suporte na evolução até ao mercado e lançamento de serviços inovadores e competitivos, num contributo estruturado para a geração de emprego qualificado e a promoção de novos segmentos de negócio”.

“Queremos juntar numa comunidade aquilo que são so developers, a academia, a universidade, as startups e pôr todo este ecossistema a trabalhar de forma sinérgica para pegar em ideias, transformar ideias em protótipos laboratoriais e transformar esses protótipos laboratoriais em produtos e serviços que façam a diferença na vida das pessoas. Esse é o nosso objectivo”, declarou Alexandre Fonseca, durante a apresentação do Golabs.IoT, que decorreu de manhã na sede da Altice Portugal, em Lisboa.

Para o CEO da empresa holandesa,que controla a MEO e pretende adquirir a Media Capital, este projeto permitirá concretizar um objetivo da companhia para este ano: “Estimulamos o empreendedorismo, criamos emprego, fazemos crescer a economia e atraímos investimento. É este o nosso objetivo para 2018.”

Mais: “O pilar estratégico da nossa visão para 2018 é o cliente. Queremos mais clientes, queremos mais quota de mercado, mas não queremos só quantidade. Queremos clientes mais satisfeitos, mais leais e ser capazes de antecipar as suas necessidades e definir as tendências desses mesmo clientes”.

“O Iot só vai ser importante se der serviços aos clientes e der dinheiro também para a gente”

Luís Alveirinho, Chief Technology Officer (CTO, diretor do departamento tecnológico), também participou na apresentação do novo laboratório da Altice e garantiu tratar-se de um “espaço aberto e dedesenvolvimento”.

Na sequência do discurso de Alexandre Fonseca, Luís Alveirinho afirmou: “O desenvolvimento da IoT só vai ser importante se der serviços aos clientes e der dinheiro para a gente”.

O investimento na IoT surge depois de os anos 2016, 2017 terem sido“importantíssimos para a Altice em Portugal”, representando significativos investimento. “Anos em que nós fizemos um investimento profundo, que nos reforçou enquanto líderes de mercado. Temos a maior market share,” afirmou Alexandre Fonseca.

O Golabs.IoT já tem um conjunto de soluções de IoT, a nível experimental, nas áreas da telecontagem de água (desenvolvido em parceria com a Janz) e tem já um projeto de monitorização industrial e ambiental e de gestão de estacionamento, desenvolvido com a Huawei.

O Golabs.IoT, que ficará sediada no edifício da Altice, resulta de um protocolo entre a Altice Portugal e a Huawei, celebrado na Mobile World Congress 2017, em Barcelona, Espanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.