O ministro saudita da Energia, Khaled al-Faleh, anunciou este domingo que os preços baixos do petróleo podem ter chegado ao fim, com a conjuntura de mercado mais favorável. O ministro argumenta que “os fundamentos do mercado em termos de oferta e procura estão a melhorar” e que há uma necessidade de estabilizar esse mercado.
Numa conferência de imprensa, em que também participaram os ministros da Energia da Rússia e do Qatar, Khaled al-Faleh afirmou estar “otimista” com a evolução dos preços de petróleo em bruto, tendo em conta “o declínio contínuo durante sete ou oito semanas do inventário dos Estados Unidos (EUA)”.
A produção de petróleo da Arábia Saudita representa quase 13% do volume total a nível mundial. O país que lidera a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está numa “fase de reaproximação” da Rússia – o maior produtor de petróleo do mundo – com quem mantem uma “relação forte” sobre as questões do petróleo, salienta o ministro saudita.
Os preços do petróleo, que ultrapassou os US $ 100 por barril em meados de 2014, caíram para US$ 40 no início deste ano. Nos últimos meses, oscilam em torno de US $ 50 por barril.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com