A Aveleda – maior empresa nacional do setor dos vinhos verdes – reforçou a sua posição no Douro através da compra da Quinta Vale D. Maria, localizada no vale do Rio Torto, no Cima Corgo, pertencente ao primo Cristiano van Zeller. A aquisição foi saldava em parte em numerário e noutra parte em ações da Aveleda – pelo que Cristiano van Zeller passou a ser acionista do grupo, sem contudo assumir um lugar no conselho de administração.
“Cristiano van Zeller, [que se mantém como administrador da Quinta Vale D. Maria], juntamente com a sua equipa de enologia e gestão da Quinta Vale D. Maria, garante a continuidade da identidade e qualidade dos vinhos ali produzidos”, alargando espaço para novos investimentos. Estes, ainda não estão quantificados, mas, segundo adiantou Cristiano van Zeller, podem também passar pelo setor do turismo.
O Douro tem sido constantemente solicitado pelo setor – onde se tem sentido um enorme desenvolvimento e a multiplicação da oferta. Umas ruínas existentes na quinta podem ser o cenário perfeito para o investimento, talvez o enoturismo, sem que para já haja qualquer decisão sobre a matéria.
As conversas entre primos que culminaram no negócio agora dado a conhecer, iniciaram-se quando Cristiano van Zeller ainda era administrador da Quinta do Noval, e chegaram a prever uma parceria para a produção de vinhos DOC Douro com a Aveleda. Mas foi sobretudo em 1996, poucos anos após a venda do Noval, que as conversas tomaram maior fôlego.
Já em 2016 a Aveleda comprou 50 hectares de vinha no Douro Superior, em Moncorvo, como forma de reforçar a sua posição na produção de vinhos da região mais procurada do país. “Com a compra da Quinta Vale D. Maria, a Aveleda adquire uma das marcas de maior prestígio desta região, posicionando-se assim no segmento dos vinhos Premium do Douro e de Portugal”, informam os responsáveis da parceria.
Para Cristiano van Zeller, a nova parceria vai estar, entre outros quadrantes, muito atenta a produção de vinhos do Porto das categorias superiores. A adição do know how das duas empresas em termos de exportação é, por outro lado, um dos trunfos da parceria. “A Quinta Vale D. Maria exporta para 35 países e a Aveleda para 75; há alguma redundância nos destinos, mas não nos clientes – só dois ou três são já ao mesmo tempo clientes das duas empresas”, afirmou o novo acionista da Aveleda. O que quer dizer, enfatizou, que está aí, nas exportações, uma das grandes mais valias da parceria.
Francisca van Zeller, filha de Cristiano van Zeller e que tinha a responsabilidade, desde 2013, da área comercial, de comunicação e marketing da Quinta Vale D. Maria, mantêm o cargo de Brand Manager dos vinhos premium do portfólio, que inclui todas as marcas Quinta Vale D. Maria, CV-Curriculum Vitae e Van Zellers & Co.
A aposta nos vinhos premium por parte da Aveleda também se estende à Bairrada – o grupo tem ali a Quinta da Aguieira – uma vez que a região encerra um enorme potencial em termos de produção. Não sendo uma das regiões mais procuradas pelo grande consumo, o certo é que os vinhos premium oriundos da Bairrada são distinguidos, segundo a própria Aveleda, com uma procura de nicho que o grupo pretende assegurar.
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