A Câmara dos Comuns rejeitou a emenda proposta pela Câmara dos Lordes que visava garantir os direitos dos cidadãos da União Europeia antes do início das negociações do Brexit, com uma maioria de 48 votos, noticia o Independent.
A emenda foi derrotada por 335 votos contra 287 votos. Em discussão estava uma emenda ao texto que o Reino Unido irá apresentar à União Europeia nas negociações para o Brexit, com vista a salvaguardar a manutenção dos direitos dos três milhões de cidadãos europeus a residir no país. A decisão da Câmara dos Lordes significou uma pesada derrota para o governo britânico liderado por Theresa May, com uma votação de 358 a favor da emenda e 256 contra.
A aprovação da emenda pela Câmara dos Lordes obrigou a que o documento descesse novamente à Câmara dos Comuns para uma nova votação.
O Secretário da Shadow Brexit, Keir Starmer, afirmou que a proteção dos direitos dos cidadãos da UE é uma “questão de princípio”. Acrescentou ainda que “estamos preparados para usar um conjunto de pessoas – aqueles que estão aqui – como negociação, para obter os direitos das pessoas na UE? Isso é exatamente o que é”, citado pelo The Independent.
“Uma vez que todos os argumentos sobre direitos recíprocos é sobre negociação, estamos a dizer que não faremos o que devemos fazer por este grupo de pessoas até que consigamos algo em troca”, disse ainda.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com