[weglot_switcher]

Brexit sem acordo pode reduzir crescimento português em 0,1 pontos

Uma análise da Oxford Economics revelou que o impacto de um Brexit sem acordo no PIB do Reino Unido poderá chegar aos 16 mil milhões de libras. No caso de Portugal, o efeito estimado é bastante menor.
8 Novembro 2017, 20h51

As negociações para o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia parecem difíceis de avançar e a ideia de um Brexit sem acordo parece começar a ganhar forma. Nenhuma das partes considera a hipótese ideal, mas está em cima da mesa e, a concretizar-se, terá impacto na economia de todos os países do bloco, incluindo Portugal.

A Oxford Economics quantificou esse impacto, numa análise a que a agência Bloomberg teve acesso, e concluiu que o dano no crescimento económico do Reino Unido poderá chegar aos 16 mil milhões de libras, ou seja, reduzir o crescimento do PIB em 2 pontos percentuais, em 2020, tendo em conta as previsões de crescimento económico.

Se as negociações não chegarem a bom termo, o país irá enfrentar “um aumento significativo nos distúrbios nas trocas comerciais”, refere o relatório. Este efeito faz-se-ia sentir com maior impacto na Irlanda, cujo PIB poderia desacelerar 1 ponto percentual. Para a Alemanha, por exemplo, a redução poderá ser de 0,2 pontos percentuais.

No caso de Portugal, a penalização poderá ser consideravelmente menor. A projeção atual do Governo para 2020 é de um crescimento económico de 2,1%, o que significa que um Brexit sem acordo poderá levar o crescimento do PIB para 2%, segundo as contas da Oxford Economics.

Os riscos para o Reino Unido “estão distorcidos para baixo”, disseram os economistas James Nixon e Andrew Goodwin, em declarações à Bloomberg. “Uma queda na confiança ou a incapacidade de estabelecer a infra-estrutura aduaneira necessária a tempo poderia facilmente gerar um resultado pior”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.