[weglot_switcher]

Brilhante Dias apela à otimização do Global Find na internacionalização de serviços

Protocolo assinado entre a Madeira Parques Empresariais e a AICEP Global Parques vai permitir o acesso dos parques regionais à plataforma e fomentar, na ótica do Governo Regional, a importação de conhecimento e a diversificação de produtos.
5 Abril 2018, 22h17

O secretário de Estado da Internacionalização, Brilhante Dias, desafiou, esta quinta-feira, no Funchal, o Continente e as Regiões Autónomas a alargarem a utilização do Global Find à área de serviços, não se centrando apenas no setor industrial.

“Hoje, a Madeira tal como o Continente capta investimento estrangeiro não apenas para a indústria, mas também para a edificação na área do turismo, para acolher tecnologia, centros de competências, de desenvolvimento tecnológico, de investigação e desenvolvimento e as infraestruturas necessárias são diferentes das usadas para edificar uma indústria”, referiu, lembrando que a captação de investimento estrangeiro é crucial para o País num cenário de forte restrição financeira, valores “muito significativos” de dívida pública e uma capacidade de endividamento limitada.

Na perspetiva de Brilhante Dias, o Global Find –  uma plataforma web que, utilizando sistemas de informação geográfica (SIG) e um motor de busca, permite a qualquer investidor encontrar locais disponíveis em Portugal  adequados ao seu projeto – cumpriu o objetivo de colocar Portugal no radar dos investidores externos.

O governante que participou  na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Madeira Parques Empresariais e a AICEP Global Parques com vista a  permitir o acesso dos  parques empresariais madeirenses à plataforma Global Find lancou o repto a estas entidades para que alarguem o âmbito do Global Find à área dos serviços.

O peso crescente das exportações no PIB nacional  é paralelo ao investimento direto estrangeiro no  PIB, afirmou o governante. E se foi possível saltar mais 10% de stock , o correspondente a um aumento de quase mais de 20 mil milhões  de stock de investimento direto estrangeiro em pouco mais de uma década, isso aconteceu,  acrescentou Brilhante Dias, por termos colocado  o território no radar dos investidores internacionais.

Na assinatura do protocolo, esteve também presente o vice-presidente do Governo Regional. Pedro Calado realçou a importância estratégica da abertura da plataforma  aos parques empresariais madeirenses, uma medida que vai permitir atrair mais investimento estrangeiro e nacional e que constituí um  passo importante  na importação de conhecimento e diversidade de produtos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.