O antigo Presidente da República Cavaco Silva considerou este domingo que o país “precisa de mais crianças” e referiu que os poderes públicos devem criar condições para que os casais tenham mais filhos.
“Portugal não precisa de mais autoestradas. Portugal não precisa de mais pavilhões gimnodesportivos. Portugal não precisa de mais campos de futebol. Portugal precisa de mais crianças”, referiu Aníbal Cavaco Silva em Sernancelhe, no distrito de Viseu.
Segundo o antigo Chefe de Estado, “os poderes públicos têm que criar condições para que os casais tomem a decisão de ter mais filhos”. “Isso é fundamental para a identidade do futuro do nosso país, não é com autoestradas. Não é com gimnodesportivos, não é com clubes de futebol, é sim dando força aos casais portugueses para que tragam para o nosso país mais, mais e mais crianças”, afirmou.
O antigo Presidente da República disse ainda que o tema do interior voltou à agenda política e espera que “não seja apenas uma figura de retórica” nem remetido para as “gavetas do esquecimento”. “O interior de Portugal, a coesão territorial, tem sido uma constante, melhor, foi uma constante das minhas intervenções como Presidente da República. Voltou recentemente à agenda política. Felizmente. E é bom que aí permaneça para o futuro”, referiu Aníbal Cavaco Silva.
O antigo Chefe de Estado lembrou que nos anos de 1990, quando foi primeiro-ministro, foi feito “um esforço histórico para melhorar as condições” do interior do país.
Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro entre 1985 e 1995 e Presidente da República entre 2006 e 2016, foi este domingo agraciado com a Medalha de Honra do Município de Sernancelhe, presidido por Carlos Silva (PSD).
Notícia atualizada
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com