A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista lançou uma candidatura no âmbito do Portugal 2020 para o Projeto Conjunto – Qualificação das PME com implementação em 2018 e 2019, designado por ‘Pro Steel’.
“Este projeto destina-se a reforçar a competitividade das empresas portuguesas que tenham como objetivos estratégicos, a curto prazo, aumentar a sua competitividade, produtividade, nível de internacionalização, exportação e grau de digitalização, através de um crescimento inteligente sustentável e inclusivo”, explica um comunicado da CMM.
De acordo com este documento, “trata-se de um projeto de consultoria às empresas do setor da metalomecânica, financiado em 50% (não reembolsável)”, que apoia iniciativas como consultoria de implementação, testes, calibrações e certificações; organização de processos de produção, assistência técnica, tecnológica, de produtividade e ‘layouts’, consultoria de implementação; introdução de novos métodos de organização, consultoria de implementação e equipamentos; inserção das PME na economia digital, consultoria de implementação, equipamentos e ‘software’, consultoria de implementação e certificação ambiental; eficiência energética; e consultoria de implementação e certificação energética.
A propósito do lançamento deste projeto o Luís Simões da Silva, presidente da CMM, considera que «o objetivo do projeto ‘ProSteel’ é dotar as PME do setor da construção metalomecânica, de ferramentas e conhecimento que lhes permita crescer de uma forma sustentada”.
“Ao mesmo tempo que se mostrem inovadoras em diferentes várias áreas, mostram também que podem fazer face aos mercados competitivos e exigentes a nível internacional, sem descurar o mercado nacional”, defende aquele responsável
O presidente da CMM reforça ainda que “a qualificação das empresas é fundamental para o reforço do peso do setor da construção metalomecânica na economia portuguesa, que se deve em grande parte à exportação”.
“O mercado internacional reconhece a qualidade da indústria portuguesa, que tem crescido nos mercados exigentes e competitivos da Europa e nos mercados emergentes fora da União Europeia”, conclui Luís Simões da Silva.
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