O mercado nacional encerrou a última sessão do mês com ganhos de 0,19% para 5.289,98 pontos, no dia que o Instituto Nacional de Estatística confirmou o crescimento da economia portuguesa de 2,80% no primeiro trimestre.
“Esta evolução resultou do maior contributo da procura externa líquida, em consequência da aceleração mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços que a observada nas Importações de Bens e Serviços. A procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma aceleração do Investimento”, referiu o INE, segundo o BPI.
O sector da energia foi o que mais contribuiu para a overperformance do índice, com os títulos da EDP que valorizaram mais de 2% para os 3,27 euros. Também a REN e a EDP Renováveis encerraram em alta.
Destaque para o Montepio que sem justificação terminou a sessão a valorizar 21,29% para 0,75 euros. A retalhista Jerónimo Martins terminou a última sessão de maio a subir 0,48% para 17,72 euros.
A recuar no índice estiveram os títulos da Galp, que desceu mais de 1% para os 13,73 euros, e o serviço nacional postal CTT, que tombou mais de 4% para os 5,41 euros.
As yields das OT a 10 anos recuaram para níveis próximos dos 3%, sendo que a última vez que quebraram esta barreira foi em setembro do ano passado.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com