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‘Cork Welcome Center’: APCOR abre centro de informação da cortiça

Disseminar o conhecimento daquela matéria-prima é o objetivo do novo centro – numa altura em que o sector continua a aumentar as exportações.
21 Setembro 2018, 15h40

A APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, vai abrir o Cork Welcome Center, espaço que tem como objetivo ser um centro de informação sobre a cortiça e que “estará aberto para acolher os visitantes que procuram saber mais sobre a matéria-prima”, revela aquela estrutura em comunicado.

“Este local é uma montra do setor, dando a conhecer o sobreiro, a cortiça e suas propriedades, bem como evidencia as múltiplas aplicações da cortiça e a inovação setorial”. O espaço servirá ainda de apoio às empresas e vai ficar ao serviço da rede dos 270 associados da APCOR que, para além de estarem representados num mural associativo, podem utilizar o novo espaço para a realização de eventos.

A abertura decorre no próximo dia 26 de setembro, na sede da APCOR, e contará com presença do Ministro da Economia, Caldeira Cabral.

Um dos espaços do Cork Welcome Center “será denominado Sala Américo Amorim, homenageando-se assim o grande empresário e figura ilustre ligada ao setor da cortiça, e que deixou um longo e forte legado na vida associativa da APCOR”.

Com a inauguração do Cork Welcome Center, “a APCOR vê concretizada uma nova etapa em prol da promoção do sector e da matéria-prima que representa. Este novo espaço reforça, ainda, uma outra iniciativa e que desde 2016 traz ao sector os turistas nacionais e estrangeiros. Até à data, mais de 3 mil turistas visitaram o sector, os processos de fabrico e os múltiplos e variados produtos de cortiça, sendo que o Cork Welcome Center vai potenciar estas visitas”.

O setor da cortiça prevê um aumento das exportações 6,5% este ano, sendo que nos últimos nove anos as exportações médias anuais cresceram na ordem dos 4,5%. Analisando os três principais destinos das exportações do sector no 1º semestre de 2018, a França continua a liderar a tabela, com 108,4 milhões de euros (19,5% do total), seguido pelos Estados Unidos com 96,3 milhões (17,3%) e em terceiro lugar pela Espanha com 84,4 milhões (15,1%).

Destaques para Espanha, que aumentou 24,9% em valor (comparativamente com o mesmo período do ano anterior), para a China (7ª posição), que também aumentou 23,9%, e para a Austrália (10ª posição) que aumentou 25,5% (passou de 8,2 milhões em junho de 2017 para 10,3 milhões em junho de 2018). As exportações para o Reino Unido também aumentaram 18,5%, tendo passado de 14,6 milhões para 17,3 milhões de euros. Cerca de 70% da faturação do setor é obtido nas exportações.

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