Não há uma cidade ideal, há várias em uma só, diz o novo índice do Centro Comum de Pesquisa da UE publicado hoje.
A avaliação feita em 168 cidades de 30 países europeus pretende classificar a atuação em 29 áreas de cultura e criatividade com base não só nas estatísticas oficiais do Eurostat e da agência de estatísticas da UE, mas também nos comentários do TripAdvisor.
Lisboa figura no relatório no terceiro lugar da categoria XL – as cidades que têm entre 500 mil e 1 milhão de habitantes – pelo ambiente cultural, conjugado com a economia e ambiente.
A cidade ideal do índice é composta pelos locais culturais de Cork, na Irlanda, a atracção cultural e os empregos de Paris, a inovação de Eindhoven, Países Baixos, os novos empregos criativos de Umeå, Suécia, o sistema educativo de Leuven, Bélgica, a abertura, tolerância e confiança de Glasgow, Escócia, a conexão de Utrecht, Holanda, e a boa forma de governar de Copenhaga, Dinamarca.
As conclusões do estudo explicam ainda que é mais provável que cidades mais pequenas tenham melhores resultados do que as capitais.
O índice de hoje representa um esforço de integração de temas como a cultura em debates políticos sobre o futuro da Europa, colocando evidências sólidas “à disposição dos decisores políticos para ajudá-los a identificar onde as coisas correm bem e onde uma melhoria adicional seria desejável”, disse o responsável do estudo.
Veja o relatório na integra aqui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com