O Daesh reivindicou o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona, em que uma carrinha abalroou dezenas de pessoas e provocou 13 mortos e 80 feridos.
A agência de propaganda do grupo terrorista, a Amaq, anunciou que “os autores do ataque de Barcelona são soldados do Estado Islâmico e levaram a cabo a operação em resposta aos apelos para atacar Estados da coligação”, cita a Reuters.
As reações ao atentado sucedem-se. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já mostraram solidariedade com o povo espanhol, numa mensagem enviado ao Rei de Espanha, Filipe VI, e ao Presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.
“Queremos por isso manifestar a total solidariedade de Portugal inteiro para com o nosso Povo irmão de Espanha mas também a nossa mais clara condenação por este ato terrorista. Consideramos ainda que é de reiterar nesta dura ocasião a importância de uma Europa unida no combate ao terrorismo e na defesa constante e permanente dos valores da democracia, da promoção da paz e do respeito pelos direitos humanos”, salientam na mensagem divulgada no site da Presidência.
O Rei de Espanha condenou no Twitter o atentado, escrevendo que “São uns assassinos, simplesmente uns criminosos que não nos irão aterrorizar. Toda a Espanha é Barcelona. As Ramblas voltarão a ser de todos”.
Son unos asesinos, simplemente unos criminales que no nos van a aterrorizar. Toda España es Barcelona. Las Ramblas volverán a ser de todos.
— Casa de S.M. el Rey (@CasaReal) August 17, 2017
Também Mariano Rajoy escreveu que “os terroristas nunca irão derrotar um povo unida que ama a liberdade frente à barbárie. Toda a Espanha está com as vítimas e famílias”, no sua conta do Twitter.
Los terroristas nunca derrotarán a un pueblo unido que ama la libertad frente a la barbarie. Toda España está con las víctimas y familias MR
— Mariano Rajoy Brey (@marianorajoy) August 17, 2017
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com