A dívida pública portuguesa ficou nos 241,8 mil milhões de euros em novembro do ano passado, uma descida face ao mês anterior. Os dados foram publicados esta segunda-feira no Boletim Estatístico do Banco de Portugal.
Entre outubro e novembro de 2016, a dívida pública portuguesa diminuiu 1,3 mil milhões de euros, o que está relacionado com uma diminuição nos empréstimos, segundo o relatório. A descida no valor dos empréstimos em 1.9 mil milhões de euros ocorreu principalmente pelo reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional, no valor de 2,1 mil milhões de euros.
Ainda sobre a variação nos empréstimos, o valor das emissões líquidas positivas de títulos foi de 500 milhões de euros, sendo que o Banco de Portugal destaca a terceira emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (1,5 mil milhões de euros).
No que diz respeito à dívida pública líquida de depósitos da administração central, a descida foi de 700 milhões de euros entre outubro e novembro, o que significa um total de 223,7 mil milhões de euros. Para além da diminuição da dívida pública, registou-se ainda a redução menos acentuada dos ativos em depósitos, cujo valor se fixou nos 600 milhões de euros.
Fonte: Banco de Portugal
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com