A ETAR da Guia é a maior Estação de Tratamento de Águas Residuais portuguesa e a primeira ETAR portuguesa autossuficiente em energia, sendo uma das poucas no mundo com este nível de sustentabilidade ambiental.
Com esta nova valência, a ETAR da Guia conseguirá poupar cerca de um milhão de euros por ano, um valor bastante relevante tendo em conta que a energia é o principal custo operacional das entidades gestoras do ciclo da água.
Esta ETAR da Guia é considerada “um projeto único que já conquistou um lugar de destaque como uma das maiores obras de engenharia do País e, agora, volta a posicionar-se como uma instalação verdadeiramente sustentável”, sublinha um comunicado oficial da EPAL.
Para assinalar este marco, hoje, pelas 15h30m, terá lugar a apresentação do projeto, numa cerimónia que será presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
“Com um sistema de cogeração que se baseia no aproveitamento do poder calorífico do biogás, produzido pela digestão anaeróbia de lamas, para produzir energia elétrica, bem como a implementação de outras medidas, a ETAR passou de um consumidor intensivo de energia externa, para uma verdadeira fábrica de água, autossuficiente em energia, projeto realizado com base em recursos e capacidades dos trabalhadores da EPAL constituindo um exemplo da excelência da engenharia e tecnologia 100% portuguesa”, destaca o referido comunicado da EPAL
O mesmo documento acrescenta que “a empresa tem tido um papel bastante ativo no que diz respeito à defesa do meio ambiente, sendo esta mais uma prova da sua atuação no sentido de atingir uma mudança de atitude na sua proteção”.
Para a empresa presidida por José Sardinha, “a ETAR da Guia é apenas a primeira, mas poderá constituir-se como um bom exemplo a replicar, em instalações similares, por todo o País”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com