Administração liderada por Donald Trump deverá anunciar hoje a retirada dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), noticia a “Bloomberg”. Em causa estarão as posições sobre Israel e a política de imigração baseada em “tolerância zero” dos EUA.
A confirmar-se, Trump cumpre assim “a promessa de abandonar um órgão que desde há muito acusa de hipocrisia, além de criticar a parcialidade em relação a Israel, de acordo com duas fontes próximas do processo”, revela a “Bloomberg”.
O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a par da embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, planeiam anunciar o abandono do Conselho de Direitos Humanos da ONU durante o dia de hoje, no Departamento de Estado, em Washington D.C., EUA. A “Bloomberg” baseia-se em fontes próximas do processo que pediram para não serem identificadas.
Os EUA têm criticado por diversas vezes as posições do Conselho de Direitos Humanos da ONU relativamente a Israel. Outro motivo apontado para o abandono é a política de imigração de “tolerância zero” dos EUA. Na reunião de segunda-feira do órgão, em Genebra, Suíça, o comissário da ONU para os Direitos Humanos criticou essa política e classificou a prática de separar as crianças dos pais na fronteira EUA-México como “inconcebível”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com