Expansão do porto de Sines: obras foram entregues à Conduril por 72 milhões

A data prevista de conclusão destas obras é o primeiro trimestre de 2023. o projeto está associado à nova fase de expansão do terminal de contentores, Terminal XXI, que envolve um investimento de cerca de 661 milhões de euros por parte da concessionária PSA Sines para aumentar a capacidade de movimentação de 4,1 milhões de TEU por ano.

A empreitada para a expansão do molhe leste do porto de Sines em 750 metros foi consignada pela APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve à construtora portuguesa Conduril por um 72 milhões de euros, após a realização do respetivo concurso público internacional.

“Com a consignação do prolongamento do molhe leste, arrancam as obras de expansão do Porto de Sines que lhe permitirão duplicar a capacidade instalada de carga contentorizada”, destaca um comunicado da APS, acrescentando que esta obra “permitirá reforçar a proteção da zona leste do porto de Sines, designadamente, no que respeita à próxima fase de expansão do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, sob a responsabilidade da concessionária PSA Sines”.

O mesmo documento sublinha que, “com data de conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023, o prolongamento desta infraestrutura de proteção criará as condições ideais para a receção, em simultâneo, de quatro dos maiores porta-contentores em operação no mundo, com 400 metros de comprimento fora-a-fora”.

“Concluída esta próxima fase de expansão, o Terminal XXI duplicará a sua capacidade instalada para 4,1 milhões de TEU [medida padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), o que lhe permitirá projetar a sua posição no contexto internacional, melhorando o seu índice de conectividade aos principais mercados mundiais, numa oferta alargada”, assinala a APS.

A gestora portuária liderada por José Luís Cacho, relembra que “o aditamento ao contrato de concessão para adjudicação da expansão do Terminal XXI foi assinado no passado 12 de outubro, traduzindo-se num investimento totalmente privado por parte da concessionária da ordem 661 milhões de euros”.

 

Ler mais
Recomendadas

Novo Banco contrata investigadores privados para seguir Nuno Vasconcellos

O Novo Banco tomou esta decisão para recolher informação e material que possa ser utilização em eventuais ações judiciais de cobrança de dívias que a Ongoing deixou por pagar em Portugal
Supermercados

Vendas do Grupo DIA caíram 9% em 2019, mas há uma tendência de mudança em Portugal

O grupo retalhista presente no mercado nacional garante sinais de inflexão de queda na operação em Portugal, mas não revela números.

Coronavírus: Ligações da Easyjet a partir de Portugal para Itália não serão afetadas por enquanto

A easyJet diz que, por enquanto, os voos da companhia entre Portugal e Itália não estão afetadas e que está a acompanhar o evoluir da situação no norte de Itália, onde o Covid-19 já matou 14 pessoas e infetou pelo menos 400.
Comentários