Teresa Cardoso de Menezes, Directora-Geral da Informa D&B em Portugal, participou no primeiro congresso dos Gestores Portugueses que se realiza na Culturgest, uma iniciativa do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE) e foi a Keynote Speaker do Painel ” Mudanças na Gestão em Portugal”, onde participou Jorge Magalhães Correia da Fidelidade, Maria da Glória Ribeiro da AMROP e Ricardo Mendes da Tekever.
A Informa D&B apresentou um estudo sobre os gestores em Portugal onde conclui que 5% dos gestores são responsáveis por 65% do volume de negócios e 77% das exportações de todas as empresas.
Outras das conclusões é que 51% das empresas de capital estrangeiro são lideradas por gestores portugueses; e ficou demonstrado que empresas com controlo de capital nacional crescem mais.
A Informa D&B conclui também que quanto maiores são as empresas, menos mulheres ocupam cargos de gestão.
Os gestores das empresas de maior dimensão concentram uma enorme responsabilidade relativamente aos indicadores da economia portuguesa: no seu conjunto, os gestores das grandes e das médias empresas são apenas 5% do total, mas respondem por 65% do volume de negócios e por 77% das exportações de todo o tecido empresarial nacional. Esta é uma das conclusões do estudo ‘A Gestão em Portugal – Retrato da Gestão e dos Gestores no Tecido Empresarial Português’ produzido pela Informa D&B e apresentado no 1º Congresso dos Gestores Portugueses, promovido pela FAE – Forum de Administradores e Gestores de Empresas. O universo do estudo são as 304 mil empresas com atividade e engloba os seus órgãos sociais e diretores de 1ª linha.
Segundo a análise existem neste momento 398 mil gestores à frente das empresas em Portugal (96% portugueses e 4% estrangeiros), entre órgãos de gestão e administração e diretores de primeira linha. 12% destes gestores exerce funções em mais do que uma empresa.
Além do volume de negócios e das exportações, nas maiores empresas cada equipa de gestão é responsável por um número muito mais elevado de empregados. No entanto, pelo facto das PME serem muito mais numerosas, os seus gestores – que representam 95% do total – são responsáveis por 63% do emprego de todo o tecido empresarial, refere o estudo.
A Informa D& B apurou que quanto menores são as empresas maior é a participação dos gestores no seu capital. Entre as microempresas, que constituem 95% do tecido empresarial, 86% dos seus gestores participam no capital da empresa. Nas pequenas empresas essa participação é de 46% e nas médias empresas 12%. Nas grandes empresas, apenas 1% dos seus gestores são detentores do seu capital.
Segundo Teresa Cardoso de Menezes, “O principal desafio dos gestores e das equipas de gestão é o de garantir a rentabilidade e a sustentabilidade das empresas num tecido empresarial em constante mudança. Neste ambiente altamente competitivo, é sem dúvida a boa gestão que determina o crescimento e a longevidade das empresas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com