[weglot_switcher]

Frasquilho apontado para Bolsa de Lisboa

Short-list tem quatro nomes e o presidente do grupo Euronext está hoje em Lisboa para entrevistar os candidatos.
13 Janeiro 2017, 01h16

O ainda presidente da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, está na short-list para ocupar o cargo de presidente da Euronext Lisboa, sabe o Jornal Económico. Além de Frasquilho, a lista inclui ainda Isabel Ucha, Jorge Cardoso e Francisco Sottomayor.

O presidente da Euronext, Stéphane Boujnah, está hoje em Lisboa para avançar com o processo de seleção do substituito de Maria João Carioca e deverá escolher entre estes nomes.
Miguel Frasquilho tinha já anunciado, em novembro, que vai deixar a presidência da AICEP.

Isabel Ucha integra o conselho de administração da Euronext Lisboa e já asssumiu interinamente a posição de CEO, com a saída de Luís Laginha de Sousa, em fevereiro de 2016.
Jorge Cardoso, ex-presidente da Caixa BI, é atualmente Chief Risk Officer (CRO – administrador com o pelouro do risco) do Novo Banco  – e vogal da EnterNext, subsidiária do grupo Euronext que desenvolve e promove mercados de capitais vocacionados para Pequenas e Médias Empresas (PME).

Francisco Sottomayor é Managing Diretor e Responsável pelo Departamento de Investment Banking na Península Ibérica da AXIA Ventures Group, um banco de investimento de capital privado sediado em Nicósia, Chipre.
O Jornal Económico sabe que os nomes de Jorge Cardoso e de Francisco Sottomayor constavam já da short-list do processo de seleção do ano passado.

Fontes próximas do processo revelam que Stéphane Boujnah está em Lisboa para procurar o sucessor de Maria João Carioca na eurnoext Lisboa, num processo de seleção que conta com o apoio de uma conhecida empresa especializada em Recrutamento, Assessoria e Desenvolvimento de Senior Executives numa série de áreas.
Contactados, Jorge Cardoso e Francisco Sottomayor não prestaram declarações.A Euronext declinou comentar o fato de Isabel Ucha constar na short-list da presidência da Euronext Lisboa. Até ao fecho desta edição não foi possível contactar Miguel Frasquilho.

O chairman e CEO da Euronext, o grupo pan-europeu que opera as bolsas de Lisboa, Amesterdão, Bruxelas, Londres e Paris, está em Portugal para no âmbito do processo de seleção do novo líder da Bolsa de Lisboa, que se prevê que esteja concluído a curto prazo.
Maria João Carioca estava na liderança da Euronext Lisboa desde o início de Junho, altura em que substituiu Luís Laginha de Sousa, tendo renunciado à liderança da bolsa de Lisboa, a 13 de dezembro do ano passado, para se juntar a Paulo Macedo na administração da Caixa Geral de Depósitos.

Os desafios do futuro líder
O futuro presidente da bolsa terá o desafio de dinamizar o mercado de capitais português. Mas atrair novas empresas para a bolsa não é fácil, com um índice de referência PSI20 que, na verdade, contempla um cabaz de apenas 18 títulos, a baixa liquidez e o risco das empresas inerente ao facto de Portugal ser um país com rating “lixo” pela maioria das agências.
Maria João Carioca, quando assumiu a presidência da bolsa, admitiu que iria identificar cerca de 20 empresas com as quais seria possível encetar conversações tendo em vista a sua entrada em bolsa. Estas conversas, até à decisão final, deverão prolongar-se durante cerca de um ano e meio a dois anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.