[weglot_switcher]

Fundo canadiano compra 60% da Logoplaste por 1,4 mil milhões de euros

O fundo Carlyle vendeu a sua posição na produtora de embalagens a um fundo de pensões de professores canadiano. Os acionistas portugueses Filipe de Botton e Alexandre Relvas mantêm a sua posição de 40%.
26 Fevereiro 2021, 10h46

Um fundo canadiano de pensões comprou 60% da portuguesa Logoplaste. A maioria do capital foi comprada ao fundo Carlyle Group pelo Ontario Teachers’ Pension Plan Board (OTPP), um fundo de pensões de professores da província canadiana do Ontário.

A venda foi avançada pela Logoplaste à Bloomberg. O negócio foi fechado por 1,4 mil milhões de euros, segundo fontes citadas pela agência noticiosa.

Os acionistas portugueses Filipe de Botton e Alexandre Relvas vão manter 40% da companhia que produz embalagens plásticas.

A Logoplaste foi fundada em 1976 e produz embalagens para empresas como a Kraft Heinz, do sector alimentar, a Diageo, que produz bebidas alcoólicas, ou a marca de cosméticos L’Oreal.

A Carlyle investiu 660 milhões de euros em 2016 para entrar na empresa. Desde então tem investido nas operações da Logoplaste na Europa, América do Norte e Brasil, assim como a compra da Masterchem na Polónia.

A Bloomberg destaca que este negócio marca uma tendência de fundos de capital privado que vendem ativos para tirar vantagem dos preços elevados praticados no mercados.

Outro dos pontos em destaque é que negócio também representa uma compra direta por parte de um fundo de pensões, que normalmente são investidores nos fundos de capital privado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.