[weglot_switcher]

Há excesso de batatas em Portugal: Retirar produção do mercado é solução

Retirar do mercado, subir os preços e ajudar a armazenar, são alguns dos pedidos feitos pela associação Porbatata ao Ministério da Agricultura para conseguir enfrentar este “problema nacional” que é o excesso do produto no mercado.
6 Julho 2017, 15h05

A associação pede ajuda ao Ministério da Agricultura para fazer subir os preços da batata e enfrentar o “problema nacional” atual de excesso de produção.

Segundo a Porbatata, associação constituída no ano passado, é necessário uma retirada de batatas do mercado, para fazer subir os preços, e ajudas para armazenar de forma a fazer face ao problema.

“Como o preço baixou tanto no mercado, nenhum produtor consegue vender a um preço razoável. Estamos com preços que não dá para pagar nem um quarto do custo de produção e os agricultores estão a ter um prejuízo enorme com a produção da batata este ano”, informou o presidente da Porbatata, António Gomes, à agência Lusa.

Para o responsável da associação existem duas possibilidades de resolução: “A retirada de produto do mercado, para consumo animal ou outros consumos, para preços que, no mínimo, dessem para pagar os custos de produção” e “uma ajuda à armazenagem” para vender depois no inverno.

Normalmente, a época de colheita começa em maio e acaba no final de agosto, o que, para o responsável faz com que seja necessário conservar a batata em sistemas de refrigeração, “que são caros, e à partida as organizações não têm grandes unidades, pelo que se teriam que alugar” fora do setor.

António Gomes acrescenta que com excesso de produção também no estrangeiro, as exportações ressentiram-se.

Para já, a Porbatata solicitou esta semana uma reunião urgente no Ministério da Agricultura, aguardando ainda resposta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.