A taxa de desemprego atingiu 10,5% no quarto trimestre do ano, o mesmo valor registado no trimestre anterior, revelou hoje o Instituto nacional de Estatística (INE). O valor anual ficou em 11,1%.
Segundo o organismo de estatística, a população desempregada foi de 543,2 mil indivíduos nos últimos três meses do ano passado, o que representa uma diminuição trimestral de 1,2% (menos 6,3 mil pessoas) e uma diminuição homóloga de 14,3% (menos 90,7 mil).
A manutenção da taxa de desemprego contraria ligeiramente as expectativas, já que as estimativas mensais do INE apontavam para uma descida na reta final do ano. O organismo de estatística tinha indicado que a taxa mensal atingiu 10,2% em dezembro.
A taxa de desemprego de 10,5% representa o valor mais baixo em quase desde o quarto trimestre de 2009.
Para 2017, o Governo acredita que a taxa de desemprego vai ficar abaixo dos dois dígitos, ao contrário do que prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), num relatório publicado esta segunda-feira.
No relatório, a OCDE reconhece que há uma melhoria do mercado de trabalho, mas alerta que o desemprego continua em “níveis desconfortavelmente elevados”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com