[weglot_switcher]

Lidl quer testar camião elétrico e autónomo na Suécia

Em parceira com a Einride, o Lidl propõe-se utilizar nas suas operações suecas em 2018 o T-Pod, um camião elétrico e autónomo. O teste depende da obtenção de uma licença por parte da Autoridade Sueca de Transportes.
2 Novembro 2017, 16h19

A sucursal sueca do Lidl pretende testar um camião elétrico e autónomo em 2018, como parte do seu programa para atingir um transporte mais sustentável. O operador de discount chegou a um acordo com a empresa de tecnologia Einride para iniciar um projeto piloto durante o terceiro trimestre de 2018, especificamente na cidade de Halmstad.

O veículo, desenvolvido em Estocolmo, é o Einride T-Pod. Este camião elétrico tem uma autonomia de 200 km e consegue transportar 15 europaletes nos seus sete metros de comprimento, para um peso total de 20 toneladas.

“A indústria de alimentos é muito intensiva no transporte e gera grandes emissões de dióxido de carbono, sempre que os combustíveis fósseis são usados”, destaca o CEO do Lidl Suécia, Johannes Fieber, acrescentando que as apostas em camiões elétricos podem reduzir as emissões de transporte até 100%.

A implementação desta iniciativa estará sujeita à concessão de uma licença pela Agência Sueca de Transportes para permitir a circulação desses veículos sem motorista nas vias públicas do país. O Lidl e a Einride apresentarão o pedido à entidade escandinava ainda durante o mês de novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.