[weglot_switcher]

Marissa Mayer lança startup e regressa onde começou como engenheira da Google

Primeira engenheira do motor de busca, Marissa Mayer está de volta ao espaço físico onde começou a trabalhar em Palo Alto, mas agora como arrendatária e com um projeto próprio: Lumi Labs.
22 Abril 2018, 20h51

Chama-se Lumi Labs e é o último projeto empresarial de Marissa Mayer, a  antiga CEO da Yahoo. A startup é descrita pela imprensa especializada como uma “incubadora de tecnologia focada no setor de média de consumo e inteligência artificial”.

Embora a startup seja especial para Mayer, o que a torna ainda mais especial é a nostalgia que encerra: uma espécie de regresso a casa, uma vez que Marissa Mayer vai trabalhar no primeiro escritório da Google em Palo Alto, Califórnia, onde iniciou a sua carreira aos 24 anos, recém-formada pela Universidade de Stanford.

Em 1999, Marissa Mayer foi contratada pela Google, tornando-se a 20.ª funcionária e a primeira engenheira da empresa. Esteve envolvida no lançamento de produtos-chave do motor de busca, como o Gmail, o Google Maps e o Google AdWords. Embora a equipa de Mayer no projeto do Google AdWords fosse pequena, o algoritmo inovador que vinculou as palavras-chave dos anunciantes aos resultados de pesquisa foi responsável por gerar 96% das receitas de 10,6 mil milhões de dólares (8,6 mil milhões de euros) no primeiro trimestre de 2011.

Na Yahoo, Mayer teve um consulado tumultuoso. A empresa triplicou a capitalização e comprou o site Tumblr em 2013, mas a queda das receitas provenientes dos anúncios arrastou o negócio e a Yahoo acabou comprada, em 2017, pela empresa de telecomunicações norte-americana, Verizon.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.