[weglot_switcher]

Mercado de fusões e aquisições em Portugal continua a aquecer

O mercado de fusões e aquisições em Portugal registou um total de 208 transações entre janeiro e setembro de 2016, este número total de transacções representa um aumento de 13,66% em relação ao mesmo período do ano passado.
Stefan Wermuth/Reuters
Seja persistente e exigente.
19 Outubro 2016, 06h02

O volume total movimentado neste período foi de 7,42 mil milhões de euros, levando em conta que apenas 88 operações tiveram seu valor divulgado, segundo o Relatório Trimestral Ibérico elaborado pelo TTR em parceria com a Intralinks.

No terceiro trimestre de 2016 foram registadas 79 transações, o que representa um aumento de 33,9% em relação ao período de 2015. Já em relação ao valor total movimentado tendo em conta apenas as operações com valor divulgado, 1,76 mil milhões de euros, representa uma queda de 70,24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Subsetores mais ativos

No acumulado do ano, isto é, entre janeiro e setembro, os subsetores mais ativos do mercado luso foram: Imobiliário; Financeiro e Seguros; Tecnologia; e Distribuição e Retalho, respetivamente.

Em relação ao mesmo período do ano passado, todos os quatro subsetores registaram crescimento, em especial, o subsetor de Distribuição e Retalho que registou o maior aumento (55,56%).

Aquisições feitas por empresas estrangeiras em Portugal

Em relação as aquisições realizadas por empresas estrangeiras em Portugal (transações Inbound) foram registadas 75 operações no acumulado de 2016. Com destaque para a Espanha, o principal investidor estrangeiro, com 17 transações que movimentaram 2,49 mil milhões de euros. O segundo maior investidor estrangeiro de Portugal é os EUA com 14 operações que movimentaram 111,08 milhões de euros.

Cabe destacar que o subsetor que mais tem atraído investimentos estrangeiros é do Tecnologia seguido pelo subsetor Financeiro e Seguros e Imobiliário, respetivamente.

Aquisições portuguesas em empresas estrangeiras

Em relação as empresas portuguesas adquirindo participação em empresas estrangeiras foram registadas três aquisições na Espanha, duas aquisições em Moçambique e duas aquisições na França, além de uma transação em vários outros países.

Cabe destacar que as empresas portuguesas investiram nos seguintes subsetores: Marketing e Publicidade; Química e Materiais Químicos; Distribuição e Retalho; Vidro, Cerâmica, Papel, Plásticos e Madeiras; Imobiliário; Tecnologia; Turismo, Hotelaria, Restaurantes; e Energia Eólica.

Private Equity

No acumulado de 2016 foram registadas 28 transações envolvendo empresas de Private Equity no mercado português, sendo que 11 operações envolveram empresas estrangeiras. Deste total de 28 transações apenas 10 tiveram seu valor divulgado, movimentando um total de 1,93 mil milhões de euros.

O número total de operações envolvendo empresas de Private Equity entre janeiro e setembro de 2016 representa uma caída de 3,45% em relação ao mesmo período do ano passado apesar do volume total movimentado representar um aumento de 601,02% em relação ao mesmo período de 2015.

Cabe destacar que os subsetores de maior interesse para as privates equities são Vidro, Cerâmica, Papel, Plásticos e Madeiras; Energia Elétrica, e Saúde, Higiene e Estética, respetivamente.

Venture Capital

Entre janeiro e setembro de 2016 foram registadas 23 transacções envolvendo empresas de Venture Capital, o que representam uma redução de 20,69% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total de transações registadas, apenas 16 transações tiveram seu valor divulgado movimentaram um total de 78,52 milhões de euros. Esse valor movimentado representa um aumento de 379,07% em relação ao mesmo período de 2015.

Refira-se que o subsetor de maior interesse é o de Tecnologia seguido por Internet e Eletrónica, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.