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‘Mundial’ das apps com oito aplicações portuguesas. Sabe quais são?

Sob a coordenação da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, foram já selecionadas as oito apps que representarão Portugal nos World Summit Awards.
11 Setembro 2017, 17h16

Os World Summit Awards, concurso das Nações Unidas que seleciona e promove inovações digitais locais com impacto global, assumem-se como uma plataforma internacional que combina um conjunto de eventos com uma rede global de empreendedores, peritos, mentores, líderes de governo, académicos e sociedade civil. Este ano, abrange candidatos de cerca de 178 países.

O júri português acaba de selecionar os projetos nacionais, que agora irão competir a nível mundial, num processo coordenado pela APDC pelo sétimo ano consecutivo. Na próxima fase, um júri online, composto por peritos internacionais, avaliará e selecionará os melhores 15 a 18 projetos em cada uma das categorias a concurso. Posteriormente, um Grand Jury escolherá, de entre esta shortlist, os Global Champions do WSA 2017. Os vencedores nacionais, incluindo o projeto distinguido pelo BfK Awards – que esperam repetir o feito de 2016 da EDP Re:dy de ser Global Champion – terão também oportunidade de participar no 27.º Digital Business Congress, a realizar a 27 e 28 de setembro.

Os vencedores foram, por categorias:
Business & Commerce: yubuy – É uma plataforma baseada na cloud, que visa monetizar uma das maiores janelas de compras, através de uma solução t-Commerce. Desenvolvida por uma empresa com o mesmo nome, a yubuy permite ao público de televisão comprar diretamente, a partir de sua casa. Trata-se da forma mais conveniente de comprar remotamente, através de uma solução simples, conveniente, segura e contextualizada, que corre nas set-top boxes das televisões ou nas smart-tvs da Samsung.

Government & City Engagement: City Points Cascais – Desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais, é um programa de recompensas que incentiva as boas práticas de cidadania. A app permite ganhar pontos e com eles obter produtos e serviços. À medida que o utilizador realiza atividades pré-definidas nas áreas do ambiente, cidadania, responsabilidade social e mobilidade, entre outros, vai obtendo pontos que, acumulados, dão direito a diferentes vouchers, que podem ser trocados por prémios oferecidos por uma rede de parceiros locais. Com base na gamificação e no reconhecimento dos cidadãos, a app induz os participantes a assumir um papel ativo na transformação da comunidade num melhor local para viver.

Health & Well-Being: MyXimi – Lutar contra a solidão através da gamificação é o objetivo desta app, que liga idosos, familiares, amigos, profissionais de saúde, equipamentos médicos e sensores. Desenvolvida por uma empresa com o mesmo nome, a myXimi é uma aplicação fácil, perfeitamente adaptada e capaz que lutar contra a solidão, promovendo estilos de vida saudáveis através da interação, gamificação, realidade aumentada e computação cognitiva.

Culture & Tourism: SnapCity – Esta app liga visitantes e habitantes locais através de um chat online. Depois de terem comunicado, os visitantes são convidados a dar uma gorjeta ao local, de acordo com o seu nível de satisfação. A aplicação permite aos turistas poupar tempo e reforçar significativamente as suas experiências em viagens, enquanto os residentes podem ter acesso a um rendimento extra, ao partilharem o seu conhecimento e paixão sobre a cidade onde vivem, numa solução win-win.

Inclusion & Empowerment: Sharing Food Online – Esta solução do Banco Alimentar resulta da mais recente tecnologia assente na cloud, para responder à necessidade básica de alimentar os que não podem comprar os alimentos que precisam para viver com dignidade. Trata-se de um portal online para doações, que visa dar um suporte adicional aos canais tradicionais dos bancos alimentares.

Learning & Education: Biti – Desenvolvido pela GetBiti, é uma plataforma inteligente e segura, acessível através de dispositivos, onde as crianças mais pequenas podem jogar e aprender. Nos primeiros passos para o mundo digital, as crianças podem ter autonomia total e os pais podem desenhar os limites e tornarem-se mais conscientes do seu ritmo de desenvolvimento.

Environment & Green Energy: Planetiers – É um marketplace sustentável, desenvolvido pela empresa com o mesmo nome, onde fornecedores e consumidores sustentáveis de encontram. A plataforma agrega, promove e vende produtos e soluções sustentáveis para a vida do dia-a-dia. Promove todo tipo de consumíveis, casas eficientes, tecnologia, roupas, serviços sustentáveis e outras categorias, orientando o utilizador através de palavras-chave intuitivas e tornando as decisões mais fáceis.

Smart Settlements & Urbanization: EzyCities – É uma plataforma de eventos organizados por pessoas singulares, não profissionais, nas suas casas, jardins ou locais públicos. A ideia é permitir que todos transformem as suas capacidades e hobbies em eventos, vendendo-os através da aplicação. Por exemplo, se alguém é um bom cozinheiro, pode criar o próprio projeto de pic-nic, definir um preço e realizá-lo no local que entender.

Entre os candidatos nacionais a concurso, foi ainda selecionado o vencedor da distinção BfK Awards, o projeto HC Alert. Desenvolvido pela Hope Care, com a visão de construir um hospital em casa, através de uma plataforma de triagem que permite aos call centres médicos telemonitorizar dados de pacientes, o HC Alert é um sistema analítico aplicado a telemonitorização de dados de saúde. Baseado na cloud, cria uma plataforma de alertas, que liga fornecedores de e-saúde, e implementa regras clinicas e procedimentos que ajudam à triagem nos centros de atendimento medico.

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