[weglot_switcher]

Ordem dos Advogados com nova solução de voto eletrónico

A consultora portuguesa AskBlue implementou uma solução avançada de voto eletrónico, com base no produto Scytl Online Voting para as eleições do Congresso.
  • Cristina Bernardo
1 Julho 2018, 20h27

A consultora portuguesa AskBlue implementou uma solução pioneira de voto eletrónico para as eleições do Congresso da Ordem dos Advogados (OA) para facilitar o acesso a partir de qualquer dispositivo: computador, tablet ou smartphone. Logo, visa também estimular a participação nacional dos cerca de 30 mil advogados no escrutínio, uma vez que é um processo que costuma ser realizado presencialmente.

A inovação tecnológica em causa é suportada pelo produto Scytl Online Voting, uma tecnologia de voto eletrónico que já foi utilizada em países como os Estados Unidos da América, o Canadá, o Reino Unido, a França ou a Alemanha.

“A utilização da solução foi uma agradável surpresa, pela facilidade e adesão registada ao voto eletrónico. Foi uma excelente experiência e permitiu prepararmo-nos melhor para que as próximas eleições dos órgãos sociais venham a ser um sucesso ”, afirmou Guilherme Figueiredo, bastonário da OA.

A plataforma agrega sete assembleias de voto com listas distintas de candidatos, sendo que a sua segurança deve-se seu protocolo criptográfico patenteado (chaves criptográficas digitais privadas). Segundo Ana Rosado, partner da AskBlue, “o voto eletrónico tem o forte potencial de aproximar cidadãos e organizações, contribuindo para sociedades mais inclusivas e esclarecidas”.

Já Filipe Castro, diretor de vendas da Scytl, considera que este foi um projeto inovador “sem paralelo no setor da advocacia em Portugal”. “Acreditamos que é uma solução pioneira e com inúmeras possibilidades de crescimento em Portugal, nos mais variados setores de atividade”, acrescentou.

Através de um recibo de votação, os eleitores podem verificar, de forma anónima, se o seu voto foi registado pelo sistema Scytl Online Voting, auditado e certificado por vários governos a nível mundial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.