“As autoridades holandesas encontraram vestígios de amianto em duas caixas de maquilhagem da marca Claire’s, muito usada por crianças e adolescentes, e mandaram retirar os produtos das lojas”, avança a Deco. Trata-se de uma caixa de oito sombras e outra de pó compacto. Na sequência deste alerta da Holanda, “o Sistema Europeu de Alerta Rápido (RAPEX) colocou os produtos na sua lista, o que implica a destruição das unidades descobertas. Ambos estão classificados como de alto risco”.
O amianto é uma fibra natural proveniente de vários minerais “e é perigoso para a saúde se as suas fibras forem inaladas, pois alojam-se nos pulmões, onde podem permanecer durante décadas e causar danos irreversíveis”. As consequências da inalação deste tipo de materiais podem surgir entre 10 a 60 anos após o contacto, podendo causar diverso tipo de lesões muito intrusivas: fibrose pulmonar, cancro do pulmão e mesotelioma.
“No caso das duas maquilhagens da Claire’s, está em causa a existência, em pequenas quantidades, de um tipo de amianto que se chama tremolite. Verificou-se que o pó compacto continha 2% a 5% deste material, enquanto nas sombras a percentagem variou entre 0,1% e 2 por cento. Mas estas partículas são facilmente inaláveis”, adianta a Deco.
O uso de amianto é proibido em produtos cosméticos, uma vez que está classificado como carcinogénico.
A Deco avalia regularmente a segurança dos produtos à venda no mercado. Conheça outros que chumbaram nos testes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com