No domingo, Portugal vai a votos – e a imprensa internacional está atenta e já antevê o resultado da próxima ida às urnas. O Politico escreveu esta sexta-feira que o “centro-direita está sob pressão” nas eleições autárquicas portuguesas e que, salvo exceções, há pouca probabilidade de António Costa sair prejudicado.
O jornal norte-americano considera que o facto de os indicadores económicos estarem a ser favoráveis para o país está a fazer com que o primeiro-ministro aproveite esses ventos, enquanto a oposição reclama que está a beneficiar do seu trabalho anterior. “A economia sorri para Portugal de Costa”, referem, no título do artigo dedicado ao nosso país.
“Costa tem pouco com que se preocupar eleições deste domingo, que irá escolher os presidentes de câmara para as 308 cidades e munícipios do país. Os socialistas esperam aumentar a sua contagem de 150 autarcas, manter o controlo em Lisboa e concorrer de perto contra o atual presidente independente do Porto. Salvo se houver uma grande perturbação, há poucas hipóteses de as eleições prejudicarem a posição nacional de Costa”, escreve a publicação.
Para o Político, os resultados económicos “esfregam sal nas feridas dos social-democratas de centro-direita (PSD)”, cujo líder, Pedro Passos Coelho, “venceu efetivamente” as últimas parlamentares legislativas, em outubro de 2015. No entanto, frisam que o dirigente social-democrata perdeu o poder assim que o líder socialista avançou com os acordos esquerda, com o PCP e o BE.
Sem esquecer André Ventura, o diário norte-americano chama-o “candidato controverso”, em referência à polémica em torno das suas declarações sobre a comunidade cigana, em Loures: “Enquanto o centro-direita procura uma maneira de reverter suas perspetivas, a atenção da imprensa trouxe ampliação ao candidato do PSD em Loures”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com