Portugal deverá concentrar-se agora na subida do ‘rating’ da República, defende Nuno Amado. O líder do Millenium BCP reagiu, assim, à recomendação da Comissão Europeia da saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE).
O banqueiro considera que existe possibilidade de melhoria no ‘rating’ do país ainda este ano caso a dívida diminuir e o PIB continuar a crescer num nível elevado.
“Se este ano o produto [PIB] continuar a crescer a um nível mais elevado do que a perspectiva das entidades internacionais, e a probabilidade é grande que isso aconteça, e em simultâneo, haja o início de uma redução clara do sentido (…) da dívida publica, eu creio que (…) seria possível fazer este ano [a melhoria da avaliação]”, disse Nuno Amado, que participou numa conferência sobre o crescimento da economia portuguesa no CCB, citado pela Lusa.
O presidente do BCP sublinhou que este é “um dia bom para todos”, no entanto, que se deve pensar no futuro e se deve continuar “a trabalhar em conjunto para uma melhoria sustentável do produto e uma redução da dívida para que as entidades de rating alterem a avaliação”.
“E não podemos aumentar a despesa pública novamente depois deste esforço enorme para a diminuir, para não haver depois uma carga no sector privado, e haver condições que não são concorrenciais”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com