O preço dos combustíveis volta a encarecer na próxima semana. A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços – mais acentuada no gasóleo que na gasolina. “A partir de segunda-feira o gasóleo aumenta até dois cêntimos, enquanto a gasolina passa a valer mais 1,5 cêntimos por litro”, adiantou fonte do setor ao Jornal Económico.
As subidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “os aumentos rondam os 1,5 cêntimos por litro, no caso do gasóleo, e um cêntimo por litro no que diz respeito à gasolina”, avançou uma outra fonte.
De acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa actualmente 1,551 euros enquanto o do gasóleo vale 1,339 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.
Entre os 28 Estados-Membros, o preço médio de referência da gasolina ronda os 1,382 euros por litro, enquanto o ‘diesel’ vale 1,278 euros por litro. Já na zona euro, um litro de gasolina custa 1,428 euros e um litro de gasóleo vale 1,277 euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com