O principal índice da bolsa de Tóquio, o Nikkei, superou hoje a marca de 21.000 pontos pela primeira vez desde dezembro de 1996, impulsionado pelas boas perspetivas relativamente à terceira economia mundial e pelos ganhos das empresas japonesas.
Às 11:h (3h em Lisboa), duas horas após a abertura do mercado, o índice de referência da praça financeira de Tóquio valorizava 63,08 pontos, ou 0,30%, cotando-se nos 21.017,80 pontos.
O segundo indicador, o Topix, avançava 0,47 pontos, ou 0,03%, até aos 1.700,60 pontos.
Apesar de a ter arrancado praticamente inalterado, o Nikkei recuperou rapidamente devido ao otimismo generalizado entre os investidores.
Esse otimismo resulta dos prometedores indicadores sobre a terceira economia mundial e da possibilidade de o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, renovar o seu mandato após as eleições do próximo dia 22, o que permitiria a continuidade da ambiciosa estratégia de crescimento económico conhecida como “Abenomics”.
De acordo com analistas, algumas empresas japonesas, incluindo as tecnológicas Sony, Sony, Nintendo e Kyocera ou a transportadora aérea JAL, deverão anunciar sólidos ganhos nos resultados que vão começar a divulgar nas próximas semanas.
Em paralelo, o dólar norte-americano manteve-se na faixa dos 112 ienes, uma tendência que favorece o músculo exportador do Japão.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com