A Suécia é oficialmente o melhor país do mundo.
A nação lidera o ranking de 162 países graças às suas contribuições positivas estilo de vida, incluindo prosperidade, igualdade, saúde e bem-estar.
Segundo o The Independent, o país venceu no estudo “qual é o melhor país?” no que trata de servir os interesses do seu povo, evitar impactos nocivos para outras nações e o meio ambiente.
O país ultrapassou os outros 162 participantes assumindo uma posição de liderança no Good Country Index, uma tabela baseada em trinta e cinco indicadores.
A Suécia obtém o maior índice de contribuições positivas para o estilo de vida, incluindo prosperidade, igualdade, saúde e bem-estar, ao mesmo tempo em que apresenta um bom desempenho cultural.
A Islândia encontra-se nos primeiros lugares da lista em indicadores relativos à contribuição global para a proteção do clima e planeta, onde registam baixas emissões de CO2 e uma produção mínima de material perigoso.
O Reino Unido está no topo da tabela quando se trata de ciência e tecnologia, um indicador que tem em conta publicações científicas, estudos, prémios Nobel e patentes.
O relatório, que avalia as contribuições de um país para o planeta e o nível de vida da raça humana – medido em PIB – é ideia do consultor político Simon Anholt, cujo objetivo é “encontrar maneiras de encorajar os países a colaborar e cooperar muito mais, competindo cada vez menos”.
“Um bom país é aquele que contribui com êxito para o bem da humanidade, claro que deve servir aos interesses do seu próprio povo, mas nunca à custa de outras populações ou dos seus recursos naturais: esta é a nova lei da sobrevivência humana” afirma o politólogo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com