A Autoestrada do Marão concluiu o prolongamento da A4 de Amarante a Vila Real, inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros e abriu ao trânsito a 8 de maio, aproximando o Interior do país do litoral.
“O balanço destes seis meses é positivo em toda a linha. Esta A4 tem um tráfego que excedeu as expectativas iniciais. É dos poucos itinerários em que as previsões de tráfego acertaram”, afirmou à agência Lusa Carlos Matos, da empresa Infraestruturas de Portugal (IP), citado por vários meios de comunicação.
Até hoje, atravessaram o maior túnel rodoviário da Península Ibérica perto de 2,1 milhões de veículos. O tráfego médio diário nestes meses é de 11.244 veículos.
Neste período destacam-se dois dias: logo na abertura, a 8 de maio, registou-se a passagem de 17.800 veículos, mas o pico máximo ocorreu a 15 de agosto com o total de viaturas num só dia a ascender as 19.500 viaturas.
Carlos Matos salientou ainda que o túnel está a ter uma “coleta de portagens muito interessante”. “Projetamos valores de 3,6 milhões de euros para os seis meses, o que quer dizer que o túnel está a ser autossuficiente em termos de custos”, frisou.
As portagens cobradas nesta autoestrada vão dos 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) a 4,90 euros (classe 4).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com