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Rede ‘Meu Super’ do Continente cresceu mais de 14 vezes desde 2012

A faturação desta rede de supermercados de proximidade em regime de franchising passou de 7,8 para 113 milhões de euros.
14 Setembro 2017, 07h25

A rede de supermercados Meu Super, do Grupo Sonae MC (Modelo Continente) tem tido um crescimento exponencial desde que surgiu em Portugal em 2012, quer em número de lojas, quer em termos de cobertura territorial do País, quer no que respeita ao volume de vendas conseguido ao longo dos últimos cinco exercícios.

Segundo dados recolhidos pelo Jornal Económico junto dos responsáveis da cadeira de retalho especializada Meu Super, o número de lojas da rede passou de 24 no final de 2012 para um total de 260 no final do ano passado. Um crescimento de 10 vezes ao longo dos últimos cinco anos. Aliás, neste momento, a Meu Super já conta, neste momento, com 280 lojas, incluindo as duas mais recentes aberturas, na rua do Alecrim (22 de agosto) e na rua da Junqueira (30 de agosto), ambas em Lisboa.

No final de 2016, eram 260 lojas. O distrito de Lisboa era o que contava com mais presenças de lojas Meu Super, com um total, neste momento, de 66, seguido do distrito do Porto, com 21 unidades desta cadeia. Logo a seguir, surgia, um pouco surpreendentemente, o distrito de Viseu, com 20 lojas. Setúbal (17), Leiria (16), Portalegre (15), Aveiro (14), Santarém (13) e Coimbra (12) eram os distritos com maior cobertura dos supermercados Meu Super.

Esta rede de distribuição da Sonae também está presente na Região Autónoma da Madeira, com um total de 10 lojas operacionais no final do ano passado.

Reflexo deste crescimento exponencial no que respeita ao número de lojas e à cobertura geográfica do território é a evolução da facturação conseguida com esta rede de distribuição específica da Meu Super.

Segundo os dados a que o Jornal Económico teve acesso, esta cadeia de distribuição arrancou em 2012 com um volume de negócios de cerca de 7,8 milhões de euros, passando para 24 milhões de euros no ano seguinte. Em 2013, o volume de negócios duplicou, para 24 milhões de euros, tendo chegado ao patamar dos 80 milhões de euros em 2015. Já no ano passado, a cadeia Meu  Super registou um volume de negócios na ordem dos 113 milhões de euros (ver gráficos). Isto quer dizer que desde o primeiro ano de operação, a Meu Super já registou um crescimento de mais de 14 vezes em termos do volume de negócios conseguido junto dos consumidores portugueses.

A Meu Super é um conceito de supermercados de proximidade lançado pela Sonae em 2012, especificamente desenvolvido para o sistema de franchising (franquia). A rede aposta em lojas com um espaço de 100 a 400 metros quadrados, em zonas localizadas em núcleos habitacionais.

A rede é caracterizada ainda por disponibilizar exclusivamente produtos da marca Continente e por apresentar uma imagem apelativa.

Artigo publicado na edição digital do Jornal Económico. Assine aqui para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão.

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