É a primeira vez que a Fundação espanhola abre candidaturas em Portugal e o parceiro nacional escolhido para apoiar este projeto é o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
Apesar de em Portugal ser a primeira vez, esta é a 6ª fase de candidaturas ao Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol. O apoio é feito às melhores startups com soluções inovadoras na área da indústria energética e química, da geração, distribuição e armazenamento de eletricidade e da mobilidade.
As candidaturas, que podem ser feitas online e estão abertas até dia 31 de março. As propostas selecionadas vão receber um apoio económico a fundo perdido até 144 mil euros num ano, para além de formação especializada, aconselhamento de uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores.
Os projetos ibéricos selecionados vão ser anunciados em julho e, a partir daí, apoiados financeiramente todos os meses.
O processo de aceleração tem a duração de um ano, mas pode prolongar-se para um segundo ano no caso dos projetos. No caso das startups candidatas na categoria ‘ideias’, durante um ano, os projetos são apoiados com dois mil euros por mês.
O protocolo entre a Fundação Repsol e o INESC TEC no próximo dia 20 de fevereiro, no grande auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com