As alterações climáticas fizeram com que o maciço glaciar Kaskawulsh no Yukon, Canadá, recuasse tanto que a água mudou abruptamente de direção. Este é o primeiro caso documentado de “river piracy”.
A água que derretia do glaciar Kaskawulsh, noroeste do Canadá, escoava para o rio Slims e, depois, para o rio Yukon, que desagua no mar de Bering. Devido ao aquecimento global, o glaciar derreteu de maneira tão rápida que a água começou a começou a desaguar no sentido oposto.
“River piracy” é o termo usado para descrever o fenómeno geológico onde um rio é desviado para um outro corpo de água. Este fenómeno é geralmente causado por um evento tectónico dramático, como um deslizamento de terra ou um colapso de um glaciar.
“Este foi o primeiro evento de river piracy que podemos observar, e ocorreu debaixo do nosso nariz devido às alterações climáticas”, disse Dan Shugar, professor de geologia da Universidade de Washington-Tacoma.
A descoberta foi feita por acaso. Os investigadores deslocaram-se ao local “antecipando o baixo fluxo de água, e acabamos por não encontrar qualquer fluxo”, disse o cientista.
O glaciar recuou cerca de 1,6 quilómetros nos últimos 100 anos. As medições mostram que houve uma queda abrupta do nível da água do rio, em apenas quatro dias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com